Conselheiros do FDA recentemente passaram a recomendar cuidados a o se tomar medicamentos à base de ACETAMINOFEN. O mais popular dentre nos é o famoso TYLENOL. O por que desta recomendação reside no fato de estatísticas demonstrarem que esta substancia é a maior responsável no desenvolvimento de lesões do fígado nos Estados Unidos. Estarrecedor, não? Enquanto os médicos, principalmente os pediatras, passaram a preferir o Tylenol para o combate a dores e febre, pacientes passaram a apresentar lesões hepáticas dependentes de doses, isto é, quanto maiores forem as doses tomadas, mais serias as lesões. Aqueles que usam o medicamento raramente, não tem muito com o que se preocuparem mas os que o utilizam com freqüência, saibam que podem criar problemas muito mais sérios do que se imagina.
A recomendação do FDA se faz para que se use a menor dose possível do Tylenol mas não especifica qual é essa dose segura. A substancia ACETAMINOFEN é encontrada em vários outros medicamentos fora o Tylenol. E importantíssimo conhecer a composição do remédio a ser tomado para se verificar se contem o componente em questão.
Os pais deverão conversar com os pediatras dos seus filhos a respeito para que se faça uma reavaliação da medicação a ser usada ate para que se sintam mais seguros.
Em quem acreditar a partir de agora?
Fonte : Dr.Sérgio Vaisman