Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Clima seco deixa SP em estado de atenção

Durante toda a semana, umidade do ar deve ficar abaixo dos 30%, índice considerado preocupante. Capital ontem também teve recorde de frio.

Pedro Marcondes de Moura e Solange Spigliatti - O Estado de S.Paulo

Depois de enfrentar a madrugada mais fria do ano, com a temperatura de 8,9°C, a cidade de São Paulo registrou ontem à tarde umidade relativa do ar abaixo de 30%, índice considerado preocupante, o que levou a Defesa Civil a decretar estado de atenção em toda a capital.

Ao longo da semana, o tempo continuará seco e estável, com temperaturas baixas nas madrugadas e em elevação no decorrer do dia. As mínimas devem ficar em torno de 8°C e as máximas, em 20°C.(...) segue

Fonte : Estadão.com,br/São Paulo

Asma, rinite e dermatite podem ser a mesma doença, indicam estudos

Mas mecanismos do trio de problemas alérgicos ainda intrigam cientistas.
Gatilhos das doenças são comuns, como exposição à fumaça de cigarro.

Carin Homonnay Petti Da ‘Unesp Ciência’
.
Maioria dos pacientes que têm asma já teve crise de rinite
Maioria dos pacientes que têm asma já teve crise
de rinite

Alergia pouca é bobagem. Que o digam as pessoas que sofrem de eczema – um tipo de alergia de pele também conhecido como dermatite atópica –, de rinite e de asma. Mais da metade das pessoas que quando crianças sofreram da primeira, acabam desenvolvendo quando adultas as duas outras.

Já a maioria dos pacientes que têm asma já teve crise de rinite. Mais do que uma infeliz coincidência, o que faz as pessoas com uma dessas doenças serem tão suscetíveis às demais é o fato de que esses males podem, na verdade, ser considerados um só.


Os mecanismos que estão por trás deles ainda não são muito bem conhecidos, mas aparentemente são os mesmos, muda apenas a parte do organismo em que eles se manifestam: a pele, no caso da dermatite; o pulmão, na asma; e o nariz, na rinite. É o que os médicos chamam tríade atópica ou tríade alérgica. (...) segue

Fonte : G1 Ciência e Saúde

Endossulfam já foi banido em mais de 60 países, mas continua sendo comercializado no Brasil

veneno

O Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) enviou à Justiça ontem, 7 de junho, ação civil pública, com pedido de liminar, para proibir a comercialização e o uso do agrotóxico endossulfam no Brasil.

O produto já foi banido em mais de 60 países, por ser considerado nocivo à saúde humana e ao meio ambiente. Ainda assim, continua sendo utilizado na agricultura nacional.

A ação é contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o MPF, mesmo depois de constatar os riscos de intoxicação pelo ingrediente ativo endossulfam, a agência reguladora se omitiu em adotar providências concretas para cancelar o registro do produto no país, atualmente comercializado sob 20 marcas diferentes.

Diversos estudos internacionais condenaram o uso do agrotóxico, associado a doenças como câncer e distúrbios hormonais. O produto também é acusado de comprometer o sistema nervoso central em fetos e de aumentar o risco para o mal de Parkinson. Nota técnica emitida pela própria Anvisa, em setembro de 2008, a partir de pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz, reconhece a nocividade do ingrediente ativo. (...) segue

Fonte : Portal EcoDebate

Afinal, o que é colesterol?

Não se deixe impressionar pela má fama que o colesterol adquiriu. Todas as células do nosso corpo precisam dele.

Uma de suas funções é regular a fluidez das membranas celulares, o que facilita a entrada e a saída de substâncias.

No tecido nervoso, por exemplo, isso interfere na troca de informações entre os neurônios.

O colesterol também é matéria-prima para a produção de hormônios, dos sexuais (testosterona e progesterona) ao cortisol, liberado pelas suprarrenais em situações de estresse.


Participa da síntese de vitamina D, que auxilia o cálcio a se fixar no esqueleto, além dos ácidos biliares, utilizados na digestão das gorduras. Porém, a grande prova de seu valor é que o organismo fornece a maior parcela dele: 70% do colesterol são produzidos pelo fígado.

O restante vem da alimentação, exclusivamente de produtos de origem animal.
Logo, colesterol não é sinônimo de doença. Mas podem surgir problemas quando a quantidade em circulação ultrapassa o necessário.

O excedente tende a se depositar nas paredes dos vasos, dando origem - agora sim! - a uma doença que recebe o nome de aterosclerose.

De evolução lenta e silenciosa, ela se caracteriza pela presença de placas de gordura que endurecem o vaso e estreitam a passagem do sangue no seu interior.(...) segue

Fonte : Revista VivaSaúde

Habitos Modernos e Saúde

Sobrepeso e obesidade são condições inevitáveis dentro de um mundo que oferece recursos tecnológicos múltiplos, mas que acabam por favorecer o sedentarismo.


Alem disso, o consumo exagerado de alimentos industrializados ricos em carboidratos e gordura também contribuem para o mal do século que fará com que inúmeras pessoas desenvolvam problemas metabólicos sérios e passem a ser vitimas de diabetes, um mal previsível se forem tomadas medidas de manutenção de peso adequado, exercícios regulares e disciplina alimentar que dê preferência a alimentação mais natural possível.


Fonte : Site do Dr.Sérgio Vaismann

“Criado programa para pacientes com Mal de Parkinson”

Descrita pela primeira vez, em 1817, pelo médico inglês James Parkinson, o famoso ‘mal de parkinson’ é considerado uma doença neurológica, que afeta capacidade funcional, as funções cognitivas e a mobilidade da pessoa, isto é, a força muscular, coordenação motora, e equilíbrio corporal são danificados. A pessoa com esses sintomas pode ser considerada um parkinsoniano, a doença não é fatal, nem contagiosa, também não afeta a memória ou a capacidade intelectual da pessoa. Porém, até hoje não se sabe sua causa, e mesmo com os avanços científicos, é importante lembrar que atualmente não existe cura para a doença.

Porém, ela pode e deve ser tratada, não apenas combatendo os sintomas, como também retardando o seu progresso.


Pensando nisso, foi criado um programa de atendimento à comunidade rio-clarense, chamado Programa de Atividade Física para Pacientes com Doença de Parkinson (Proparki), que oferece exercício físico em associação com a terapia farmacológica.

Este programa faz parte do Núcleo Local da Universidade Aberta da Terceira Idade, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Unesp.

O objetivo desse programa, é de analisar os efeitos do exercício físico na vida dos pacientes com ‘mal de parkinson’, proporcionando-lhes uma melhora na qualidade de vida.


Uma ampla divulgação foi feita em toda cidade, a Associação Paulista de Medicina (APM) de Rio Claro divulgou folders em centros de convivência da terceira idade, e também no Profit, grupo de atividade física para a terceira idade da própria Unesp.

Voluntários deveriam estar nos estágios leve à moderada da doença, ter locomoção.(...) segue

Fonte : Jornalcidade.uol.com.br

BOM DIA!!!



Células do amanhecer

Cada dia um novo milagre em nós mesmos, um milagre silencioso, que merece respeito, que merece nosso agradecimento, afinal, todos os dias, pelo menos 50 milhões das nossas células se renovam, todos os dias renascemos, somos novos, é metade de nós mesmos, que se dá uma nova chance...

Mude!
Não tenha medo de enfrentar o velho vício, não se espante diante dos problemas, engrandeça-se, você é fruto de um milagre divino, uma fonte de vida cheia de POSSIBILIDADES.

Tudo começa nesta manhã, com o corpo renovado em novas 50 milhões de células, é um novo você por dentro, revele-se então.

Acredite no seu poder de mudar, consertar, recomeçar, e transformar-se em uma nova criatura.

Tudo recomeça agora,. com um novo "você", com o poder da renovação que te abençoa com o mais belo presente que alguém pode lhe dar: o dia de hoje.

Ele é todo seu, aproveite-o.

(Paulo Roberto Gaefke)