Visualizações de página do mês passado

domingo, 16 de maio de 2010

Diagnóstico Parkinson [parte 2]

Complicações Parkinson

A Doença de Parkinson resulta numa deterioração dos movimentos voluntários do paciente. Pode apresentar complicações cognitivas e psicológicas, como distúrbios no sono, depressão, ansiedade, distúrbios emocionais, etc. Além disso, o uso de medicamentos para tratar a Doença de Parkinson (como a levodopa), pode ocasionar flutuações motoras e discinesias, além de outros eventos adversos, com perda do benefício terapêutico. A disfunção orofaríngea também é uma complicação associada à doença e pode conduzir à redução da deglutição, aspiração, pneumonia e, eventualmente, morte. Outras complicações associadas incluem disfunção e infecção urinária, alterações respiratórias, ruptura da pele e lesões devido a quedas.

Ler a sequência: tratamentos da Doença de Parkinson

Como detectar o envelhecimento [parte 4]

Saúde dos olhos: catarata
Catarata é uma doença que atinge o cristalino do olho, estrutura que serve como uma lente para enxergarmos. A catarata faz com que o cristalino fique opaco e a visão seja prejudicada.

O que causa a catarata?
Os olhos têm um funcionamento muito parecido com o de uma câmera fotográfica. Os raios de luz entram pela frente do olho, passam pela córnea, pela pupila e pelo humor aquoso um fluido transparente até chegar ao cristalino. Ele então direciona os raios de luz para focar o objeto que está sendo visto em direção à retina, que fica na parte de trás do olho. Dali, a retina, o nervo ótico e o cérebro processam as imagens e formam a visão. A catarata acontece quando há um acúmulo de proteína no cristalino que faz com que ele fique embaçado. Isso faz com que a luz não passe mais por essa espécie de lente como antes e causa problemas na visão, como falta de nitidez. Não se sabe, porém, o que causa o acúmulo de proteína nessa estrutura do olho.

Os tipos de catarata são:
- Senil: aparece em idosos
- Congênita: alguns bebês já nascem com a doença, decorrente de uma infecção que tiveram quando ainda estavam na barriga da mãe. Se a grávida contrair rubéola ou toxoplasmose, as chances do bebê nascer com catarata são maiores.
- Secundária: acontece como resultado de doenças, medicações (uso de corticóides e diuréticos por longos períodos) e exposição prolongada a substâncias tóxicas.
- Traumática do diabético: inicia-se em jovens com diabetes e se acentua com o passar dos anos. A perda visual é mais rápida do que na catarata senil.

Fumar, consumir muito álcool e estar em contato permanente com ambientes poluídos também pode levar à catarata.

Quais os sintomas?
- Visão embaçada
- Miopia repentina
- Mudanças na visão das cores, especialmente a amarela
- Problemas para dirigir à noite
- Visão dupla
- Incômodo com a claridade


Como diagnosticar a doença?
Uma série de testes será feita pelo seu oftalmologista. Um exame para ver como está sua visão será necessário. É possível também que ele dilate sua pupila para examinar de forma mais profunda as condições de seu olho e analisar, inclusive, o estado do cristalino.

Como tratar a catarata?
Os exames clínicos ajudaram seu médico a determinar como a catarata afetou sua visão. Se a visão ainda está aceitável, óculos, com lentes bifocais, deverão ser prescritos e eliminarão a necessidade de cirurgia nesse momento. Se a perda de visão for muito grande e continuar mesmo com o uso de óculos, você pode começar a pensar em uma cirurgia para curar a catarata. O médico removerá o cristalino danificado e o substituirá por um de plástico.

É possível prevenir a catarata?
Como a causa da doença é desconhecida (do acúmulo de proteína no cristalino) não há um método de prevenção que tenha se mostrado realmente eficaz. O ideal é que você visite seu oftalmologista anualmente. Assim, se tiver algum problema de visão, ele poderá ser tratado no início, o que reduzirá os efeitos negativos da doença.

Fonte: Minha Vida