Visualizações de página do mês passado

domingo, 4 de dezembro de 2011

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO CHAT DO AMIGOGAMP!!!






Apartir das 20:30 hs
NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO
TEMA LIVRE

Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

PARA PARTICIPAR

Alzheimer revertida pela primeira vez

Por Nilva de Souza
Da TV Net


Pela primeira vez, foi revertida a doença de Alzheimer em pacientes com a doença, há mais de um ano. Os cientistas usaram a técnica de estimulação cerebral profunda, que usa elétrodos para aplicar pulsos de eletricidade diretamente no cérebro.
p>Investigadores canadianos, da Universidade de Toronto, liderados por Andres Lozano, aplicaram estimulação cerebral profunda em seis pacientes. Em dois destes pacientes, a deterioração da área do cérebro associada à memória não só parou de encolher como voltou a crescer.
Nos outros quatro, foi parado o processo de deterioração.
Nos portadores de Alzheimer, a região do cérebro conhecida como hipocampo é uma das primeiras a encolher.
O centro de memória funciona no hipocampo, convertendo as memórias de curto prazo em memórias de longo prazo.
Desta feita, a degradação do hipocampo revela alguns dos primeiros sintomas da doença, como a perda de memória e a desorientação.
Durante a investigação, a equipa de cientistas canadianos instalou os dispositivos no cérebro de seis pessoas que tinham sido diagnosticadas com Alzheimer, há, pelo menos, um ano.
Assim, colocaram elétrodos perto do fórnix, conjunto de neurónios que carregam sinais para o hipocampo, aplicando, depois, pequenos impulsos elétricos, 130 vezes por segundo.
Após 12 meses de estimulação, um dos pacientes teve um aumento do hipótalamo de 5 por cento e, outro, 8 por cento.
Esta descoberta pode levar a novos caminhos para tratamentos de Alzheimer, uma vez que é a primeira vez que foi revertida a doença.
Os cientistas têm, contudo, ainda de conhecer mais sobre o modo como a estimulação funciona no cérebro.(...) segue
Fonte : Site Luis Nassif Onlinehttp://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/alzheimer-revertido-pela-primeira-vez

Meio homem, meio animal: cientistas implantam células humanas em rato

 Células do sistemal nevoso humano.
Pesquisa mostra que neurônios modificados podem ser a cura para doenças nervosas, como epilepsia e Mal de Parkinson.


Estudo realizado por cientistas da National Academy of Sciences (PNAS) revela que é possível incorporar células humanas em ratos. A intenção principal da pesquisa era verificar se as células humanas podem ser reprogramadas, a fim de exterminar as doenças nervosas para as quais ainda não existe cura.
Para fazer isso, os pesquisadores misturaram células-tronco neurais com neurônios de rato e implantaram o resultado dessa combinação no hipocampo de um animal vivo. Os neurônios do bicho que foram usados na operação foram estimulados por meio de luz.
A constatação da pesquisa mostrou que as células humanas foram realmente incorporadas pelo organismo do animal, funcionando normalmente no sistema nervoso do rato. As implicações positivas da pesquisa são as possíveis curas para doenças do sistema nervoso, como a epilepsia e o Mal de Parkinson.
Isso pode acontecer por meio da retirada dos neurônios afetados para realizar a maturação externa deles, com a finalidade de provocar a modificação genética necessária para exterminar o mal. Somente depois as células seriam reimplantadas no organismo humano, já sadias e sem resquícios da doença.

BOM DIA, BOAS FESTAS!!!


BOAS FESTAS, COM MUITA  LUZ, SAÚDE  E PAZ É O QUE DESEJA NOSSO BLOG SEMPRE ACOMPANHADO DA NOSSA AVE SÍMBOLO.