Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Aposentadoria especial
No Brasil, mais de seis milhões de pessoas recebem pensão por morte. Tem direito a esse benefício os dependentes de um aposentado que morre.
São maridos, esposas, filhos menores de idade, inválidos ou até mesmo pais que dependem economicamente dos filhos.
O beneficiário vai receber o valor corresponde ao da aposentadoria do parente morto e 13º salário.
Os filhos recebem pensão até completarem 21 anos. A pessoa deve procurar o INSS logo após a morte do parente, que é segurado da previdência. Os brasileiros tem direito também a outro tipo de benefício: a aposentadoria especial.
Fonte : Jornal Hoje
Meditação para melhorar a saúde
O neurocientista Andrew Newberg afirma que a prática melhora a saúde mental e física. Segundo seus estudos na Universidade de Pensilvânia, a meditação pode melhorar a memória e diminuir o grau de ansiedade. Confira quatro exercícios sugeridos pelo pesquisador em seu livro How God Changes Your Brain, lançado mês passado nos Estados Unidos.
A respiração é considerada central na prática espiritual das tradições orientais. Segundo as pesquisas científicas, os exercícios respiratórios diminuem o estresse e a ansiedade, ajudam as pessoas a lidar com o vício em drogas e dão uma sensação generalizada de bem-estar. O exercício a seguir treina sua mente para ficar parada, mas, neurologicamente, aumenta seu senso de alerta.
Fonte : Revista Época
Paulo José foi escolhido pelas duas entidades, por ser considerado um exemplo de superação na luta contra o Parkinson, doença com a qual foi diagnosticado há 16 anos.
Na quinta, ele contará sua história, como descobriu e convive com a doença de Parkinson. Além disso, a neurologista e presidente da Academia Brasileira de Neurologia, Dra. Elza Dias Tosta, apresentará um panorama da doença no Brasil e no mundo, além das novidades de tratamento.
Sobre o Parkinson
O Mal de Parkinson é uma das doenças neurológicas mais comuns, e acomete cerca de 1a 3% da população acima dos 65 anos. Muitas pesquisas estão sendo realizadas, focadas na doença de Parkinson. Progressos na compreensão da causa e dos mecanismos envolvidos nesta doença permitirão, no futuro, cessar ou até mesmo reverter seu curso progressivo.
Serviço
Local: Associação Brasil Parkinson
Endereço: Av. Bosque da Saúde, 1155, São Paulo – auditório
Data: 9/4/2009
Horário: a partir das 12h
Fonte: O Fuxico.
ATENÇÃO: No dia 09/04, quinta-feira será uma audiência exclusiva e fechada para a imprensa, convites já emitidos. Para o publico em geral as comemorações serão no Ibirapuera dias 10/04 e 11/04, conforme programação já divulgada em circular enviada a todos os associados da ABP e divulgado no blog.
Droga trata tumor avançado de próstata
RICARDO BONALUME NETO
EDUARDO GERAQUE
da Folha de S.Paulo
Uma droga conhecida como MDV310 obteve bons resultados contra o câncer avançado da próstata e agora será testada em maior escala. Resultados ainda bastante preliminares com 30 homens estão descritos em artigo na revista "Science" a ser publicado on-line na sexta-feira; outros 110 pacientes estão agora em tratamento, e os resultados deverão aparecer mais tarde.
O câncer de próstata pode ser detectado pelo grau elevado de uma proteína no sangue, o PSA (antígeno prostático específico). Os pesquisadores, liderados por Charles Sawyers, do Centro do Câncer Memorial Sloan-Kettering, de Nova York, relatam que "22 pacientes tiveram um declínio sustentado dos níveis de PSA no plasma sanguíneo por pelo menos 12 semanas, e em 13 desses pacientes o decréscimo de PSA foi maior que 50%".
"É um resultado animador, mas apenas para nós da comunidade científica. Nada estará disponível para os pacientes antes de alguns bons anos", disse à Folha o urologista Stênio Zequi, do Hospital A. C. Camargo, de São Paulo.
Fonte : FolhaOnline
Rede Universitaria de Telemedicina
A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa que visa a apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes.
A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Acesse, a partir do mapa do Brasil, as instituições disponíveis em cada estado.
Dia de combate ao câncer
Muitas mulheres que tiveram câncer de mama pensam que nunca mais vão poder fazer força com os braços ou conseguir recuperar alguns movimentos que foram afetados com a cirurgia.
Pois saibam que a história não é bem assim. Apesar de afetados, estudos feitos no mundo inteiro comprovaram que a musculação pode ser uma grande aliada durante o processo de recuperação dos movimentos dos membros superiores.
Para falar sobre o assunto, Ana Maria convidou Valéria Baraccat e a advogada especialista em direito à saúde Renata Vilhena Silva. “Quando recebi o diagnóstico, após a cirurgia, pensei que não poderia mais fazer musculação. Mas com acompanhamento médico é possível recuperar todos os movimentos”, disse Valéria, que contou ter sido rejeita em um emprego por ter tido câncer de mama.
Fonte : Mais Você da Globo
TELEMEDICINA - ENTREVISTA COM OS DRS. DANIEL SIGULEM E LUIZ ARY MESSINA
Veja o vídeo clicando aqui.