Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 19 de julho de 2011

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é muito comentada, principalmente associada à terceira idade e à perda de memória. Esta doença é provocada pela morte celular do sistema nervoso central, o que causa uma perda da função relacionada com o lobo cerebral onde se dá esta morte acelerada. A maior parte das vezes, quando se dá o inicio da doença, o dano é mais sentido a nível de zonas essenciais a determinados tipos de memória, a qual nos permite lembrar eventos recentes e realizar novas aprendizagens. 

Nestas zonas, os neurónios libertam a acetilcolina que tem uma função de intermediária, activando outros neurónios quando entra em contacto com eles. Quando este composto não existe, os neurónios não são activados e não cumprem a sua função, provocando em alguns tipos de memória a sua perda.(...)segue

Fábula da convivência

Durante uma glaciação, muito remota, quando parte do globo terrestre se achava coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem as condições do clima hostil.

Foi então que uma grande manada de porcos-espinho, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais.

Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro e, todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando mais tempo aquele inverno tenebroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhe forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte.

Afastaram-se feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos do seus semelhantes. Doíam muito... Mas, essa não foi a melhor solução, afastados, separados, logo começaram a morre congelados.

Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco, com jeitos, com precaução, de tal forma que unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem mágoa, sem causar danos recíprocos.

Assim suportaram-se resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

É fácil trocar palavras, difícil é interpretar os silêncios!

 É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!

 É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração! 

 É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor!

 É fácil sentir o amor, difícil é conter a sua torrente!
  

A genética da raiva

Cientistas investigam a influência dos genes no modo como cada um manifesta o sentimento e apontam de que forma o seu controle ajuda as pessoas a ter uma vida mais saudável

Rachel Costa


chamada.jpg

O aborrecimento de ficar preso no trânsito ou ter o voo cancelado são justificativas comuns de quem perde a cabeça e tem ataques de raiva. A origem do mal, porém, pode estar além desses eventos corriqueiros. Para uma nova linha de estudos, a raiz da raiva está nos genes: alterações genéticas afetariam circuitos hormonais do organismo, fazendo alguns responderem de forma mais violenta do que outros aos problemas do dia a dia. 

Dessa maneira, a dificuldade em controlar o sentimento não deveria ser interpretada como resultado de uma personalidade moldada apenas por fatores ambientais e psicológicos. (...) segue

Fonte : Revista IstoÉ

Analgésico pode aliviar sintomas relacionados à demência, diz estudo

 DA BBC BRASIL

Muitos pacientes com demência atualmente tratados com medicamentos antipsicóticos poderiam se beneficiar mais de tratamentos à base de simples analgésicos, indica um estudo.
Especialistas britânicos e noruegueses concluíram que remédios para dor diminuíram significamente sintomas como agitação e comportamento agressivo, comuns em pessoas que sofrem da condição.


Tendo em vista os resultados do trabalho, a Alzheimer's Society - entidade britânica que promove pesquisas sobre várias formas de demência e oferece suporte a pacientes e profissionais - quer que os médicos passem a considerar outros tratamentos para aliviar esse tipo de sintoma em seus pacientes. (...) segue


Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/bbc/945105-analgesico-pode-aliviar-sintomas-relacionados-a-demencia-diz-estudo.shtml

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!



"Dia que passa sem um riso é um dia perdido."

Charles Chaplin