Visualizações de página do mês passado

sábado, 22 de junho de 2013

Jornal Cruzeiro do Sul - Parkinson e a Dança Sênior - ARTIGO - VIVA COM MAIS SAÚDE

A doença de Parkinson é uma consequência da falta ou diminuição de uma substância química chamada dopamina, que é produzida por células que se encontram numa pequena área do cérebro denominada substância negra. Essas células enviam mensagens para as áreas cerebrais que controlam os músculos.

Quando as células da substância negra deixam de funcionar, a dopamina passa a ser produzida em menor quantidade ocorrendo assim falha nas mensagens enviadas para as áreas do cérebro que ajudam o corpo a se movimentar com maior facilidade, causando assim os sintomas de tremor, rigidez e movimentos lentos.

É importante saber que existe a doença de Parkinson e o Parkinsonismo. A primeira apresenta causa desconhecida e seus sintomas variam entre indivíduos, pois certas pessoas apresentam sintomas graves, enquanto outras podem ter apenas alguns sintomas leves.

O Parkinsonismo é identificado mais facilmente e a sua causa está diretamente ligada à exposição de determinados produtos químicos ou medicamentos, ferimento na cabeça e certos tipos de infecção.

Os sintomas mais comuns na doença de Parkinson são:

- tremor é um sintoma comum que geralmente um dos lados do corpo treme como mão e braço. Mas outras partes do corpo também podem tremer como a perna, pé ou até mesmo o queixo.

- rigidez ou tensão muscular pode causar dores musculares e a postura encurvada. A rigidez ocorre quando não há comando para os músculos relaxarem.

- movimentos lentos onde o indivíduo passa um tempo maior para realizar os movimentos. O andar restringe a passos curtos e lentos (geralmente referem que o passo congela e assim são incapazes de realizar o passo).

- problemas com equilíbrio que podem gerar em quedas para frente ou para trás.

Outros sintomas podem ser também: falar baixo e de forma lenta, caligrafia tremida, dificuldade para engolir e a constipação intestinal (dificuldade em evacuar).

Além dos tratamentos convencionais para a Doença de Parkinson como os medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e a terapia psicológica que são essenciais para a melhora na qualidade de vida, há mais uma alternativa onde o indivíduo com Parkinson poderá realizar que é a Dança Sênior.

A Dança Sênior é uma atividade diversificada que inclui a dança propriamente dita, a dança sentada e a gerontoativação. É composta por passos curtos, leves e um pouco mais lentos e pode ser aprendida facilmente inclusive por aquele que não tem experiência com a dança. 

Fonte : Jornal Cruzeiro do Sul - Parkinson e a Dança Sênior - ARTIGO - VIVA COM MAIS SAÚDE

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS, UM FINAL DE SEMANA CHEIO DE BOAS NOTICIAS!!!



Saber viver

A Mamãe Camelo e seu bebê!
Uma mãe e um bebê camelo estavam por ali, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:
- Mãe, mãe, posso te perguntar umas coisas?
- Claro! O que está incomodando o meu filhote?

- Porquê os camelos têm corcova?
- Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.

- Certo, e porquê nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
- Filho, certamente elas são assim parta permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um! disse a mãe, toda orgulhosa.

- Certo! Então, porquê nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
- Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! disse a mãe com orgulho nos olhos.

- Tá. Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então que (diabos) estamos fazendo aqui no Zoológico?

Moral da história
Habilidade, conhecimento, capacidade e experiências são úteis se você estiver no lugar certo. Onde você está agora?