Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Brasileiros se oferecem para testar remédios e vacinas

O desenvolvimento de qualquer vacina, de qualquer remédio, é um trabalho científico que exige tempo, investimento e a colaboração de muita gente. Sem isso, a medicina não avança e a cura e a prevenção de muitas doenças ficam prejudicadas.

A partir desta segunda-feira (18), a repórter Sandra Passarinho vai mostrar, numa série de reportagens especiais, como o Brasil precisa estimular uma etapa fundamental nesse trabalho todo: a fase de testes em seres humanos.

Todo medicamento na prateleira de uma farmácia, precisa antes ser testado em seres humanos. Qualquer substância que tenha chance de virar um novo medicamento percorre um longo caminho antes de entrar no corpo humano.

Primeiro, os pesquisadores avaliam em laboratório. Em seguida, com animais. Depois vêm os testes clínicos, que são feitos em seres humanos, em etapas.

Na fase 1, a nova substância é testada em pequenos grupos de voluntários, a maioria saudáveis, para avaliar como o medicamento age no organismo. Na fase 2, o teste é feito em um grupo, de 100 a 300 pessoas, que têm a doença estudada. A fase 3 pode envolver até milhares de voluntários.

Mas o trabalho dos cientistas não termina aí. Na fase 4, depois de o medicamento ser aprovado pelas autoridades sanitárias, alguns testes ainda são feitos para detectar possíveis efeitos colaterais na população a longo prazo, o que pode levar muito tempo. E o que faz uma pessoa se doar para o bem de todos?

“Na minha família mesmo quando eu contei: ‘Ah sou voluntária no teste de vacina contra a dengue’. ‘Nossa você está louca?’. Ouvi muito isso”, conta a estudante Anielly Rocha.

Veja um vídeo entrando no link abaixo:

Fonte :http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/05/brasileiros-se-oferecem-para-testar-remedios-e-vacinas.html?fb_ref=Default

Mulher, após tomar medicamento para Parkinson, começou a sofrer diariamente com vários orgasmos espontâneos

http://www.jornalciencia.com/saude/mente/4251-mulher-apos-tomar-drogas-para-parkinson-comecou-a-sofrer-diariamente-com-varios-orgasmos-espontaneos
Mulher, após tomar medicamento para Parkinson, começou a sofrer diariamente com vários orgasmos espontâneos

Porém, uma mulher da Turquia teve reações bem diferentes ao começar a tomar um medicamento para aliviar seus sintomas de Parkinson. Ela passou a ter cinco orgasmos espontâneos por dia!

A paciente de 42 anos havia sido diagnosticada com um princípio inicial da doença, provocada dentre outros motivos, por falta de dopamina no cérebro. Assim como muitos pacientes de Parkinson, foi recomendado que ela tomasse rasagilina (Azilect), droga que aumenta os níveis de dopamina, aliviando os sintomas de tremor, rigidez corporal e lentidão de movimentos.

Até então, os efeitos colaterais conhecidos do medicamento, incluíam dores de cabeça, sintomas de gripe, tonturas, constipação e boca seca. Porém, de acordo com relatórios publicados no Live Science, apenas sete dias após o início do tratamento, ela teve um aumento exagerado da libido, causando os orgasmos espontâneos. No 10º dia, foi internada para observação.

Os médicos que relataram o caso, se surpreenderam com o efeito causado, sendo o primeiro caso registrado deste efeito adverso da rasagilina, em mulheres.

De acordo com o relatório dos médicos do departamento de neurologia da Necmettin Erbakan University, em Konya, na Turquia, a mulher não tomava nenhum outro medicamento e não sentiu nenhum outro sintoma diferente relacionado ao uso da droga. Quando ela parou de tomar o medicamento, os sintomas pararam. Porém, 15 dias depois, após retomar o tratamento, os orgasmos passaram a ocorrer novamente, obrigando-a a abandonar o tratamento novamente.

Ainda não está claro o motivo pelo qual os orgasmos espontâneos ocorreram, mas uma das teorias levantadas pelos pesquisadores, é que os níveis elevados de dopamina, que é um neurotransmissor, ativaram uma reação do corpo ao prazer sexual.

Outro relatório sobre um caso bizarro envolvendo a rasagilina, envolvia um homem de 65 anos que sofria de ejaculação espontânea com o tratamento. Quando a dose do medicamento caiu pela metade, o episódio continuou acontecendo, até o momento dele parar o tratamento por completo.

No relatório do caso, publicado na revista Movement Disordes, o homem relatou que, durante o tratamento, ele teve uma melhora na vida sexual, comprovando a possível interferência do medicamento com a libido.

Cientistas REJUVENESCEM cérebro e tecido muscular | HypeScience

Pesquisadores descobriram uma droga molecular que poderia “rejuvenescer” o tecido cerebral e muscular.
A capacidade das células-tronco adultas de se renovar diminui à medida que envelhecemos. No entanto, cientistas descobriram uma técnica que pode mantê-las jovens.
O novo estudo interrompeu com sucesso a atividade de um fator de crescimento em ratinhos, que os pesquisadores já sabiam que afetava a capacidade de uma célula-tronco de se regenerar.
Pesquisas anteriores mostraram que alterações moleculares em um microambiente de células-tronco contribuem para a capacidade dos tecidos de reparar os danos e manter a homeostase. Os cientistas notaram que o fator de crescimento TGF-beta 1 desempenhava um papel importante no envelhecimento de várias células estaminais.
Assim, no seu estudo, eles reduziram a atividade do TGF-beta 1, inserindo bloqueadores genéticos no cérebro de ratos velhos. Como resultado, a regeneração de tecidos de células-tronco foi “melhorada” nos animais.
“Com base em nossos trabalhos anteriores, o TGF-beta 1 parecia ser um dos principais culpados em envelhecimento de tecidos”, disse o coautor do estudo David Schaffer, diretor do Berkeley Stem Cell Center (nos EUA). “Essa proteína envelhece múltiplas células-tronco em órgãos distintos, tais como cérebro, pâncreas, coração e músculo. Esta é a primeira demonstração de que podemos encontrar uma droga que faz com que ela se comporte rejuvenescendo tais órgãos”.
Fonte : Cientistas REJUVENESCEM cérebro e tecido muscular | HypeScience

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS DO BLOG - MARCAS DA VIDA!!!


Marcas da vida
"Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis." (Thomas De Quincey)

Cuida da imagem que você anda deixando por onde passa. Que lembrança você anda gravando nas pessoas?

Você é o símbolo da alegria, da bondade, da esperança ou vive amargurada e passa para todo mundo a dor, a revolta, o desespero, a falta de esperanças?

Por onde você passa você fala de realizações, de boas energias, tem sempre uma boa notícia, uma palavra amiga, um gesto de esperança, ou leva contigo a reclamação, a agonia, o gemido constante, os olhos sempre úmidos de lamentação?

Onde você chega as pessoas se aproximam para cumprimentar e querem te abraçar com festa ou se afastam com mil desculpas pela sua negatividade?

Se alguém te der um espelho agora, seu rosto vai mostrar a alegria de quem tem a certeza da vitória, ou a tristeza de quem se acostumou com a dor e a derrota?

Seu rosto é a expressão de quem espera alguém ou alguma coisa para ser feliz, ou de quem já vive feliz com o que tem?

Marca a tua caminhada pela Terra com marcas que nunca se apagam, escreve com o coração tudo o que fizer, assim, as dores serão passageiras rápidas na tua vida.

Carrega em você a semente da alegria e distribua para todos que se aproximarem de você, assim nunca te faltarão amigos dispostos a dividir o peso da sua jornada.

Conquiste amigos em todos os lugares por onde andar e conquistará um tesouro eterno, que nenhum ouro poderá pagar.

Que a sua marca de vida seja a alegria, assim, deixarás para sempre, uma lembrança suave de quem será amado para sempre.

(Paulo Roberto Gaefke)