Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

QUEM É MARA GABRILLI?

Psicóloga e publicitária por formação, Mara Gabrilli, 40 anos, é vereadora na cidade de São Paulo. Sua trajetória como empreendedora social começou há 12 anos, quando fundou a organização não-governamental Projeto Próximo Passo (PPP), apenas dois anos depois de sofrer um acidente de carro e ficar tetraplégica. (Saiba mais: breve relato que resultou na tetraplegia)
“Precisei respirar com ajuda de aparelhos nos seis primeiros meses e ficava angustiada por estar dependente de uma tomada. E se acabasse a luz? O que faria? Quando pude respirar sozinha, a sensação foi de muita liberdade, que o fato de não andar mais não pesou muito”, conta Mara. “Mas foi no momento em que retomei minha vida cotidiana, que percebi como era ser brasileiro com deficiência na cidade de São Paulo. Percebi que faltava informação. Faltava acesso. Faltava muita coisa.”

Fonte : Site da Mara

RAPIDINHAS

Antiga solução fitoterápica é usada contra a gripe suína Depois de várias pesquisas, o infectologista David Wib descobriu uma forma de evitar o contágio pelo vírus H1N1, causador da gripe suína: uma mistura de manjericão, pimenta-do-reino e cânfora.Basta fazer um saquinho de algodão, colocar uma pedra de cânfora, sementes de pimenta-do-reino e manjericão seco, amarrar com um cordão e prender no pescoço. Mesmo com essa proteção, não se deve abandonar as outras formas de evitar o contágio, como a utilização de álcool em gel para a desinfecção das mãos e utensílios, a água e o sabão e, principalmente, a consulta a um médico no caso de suspeita de ter contraído o vírus.Fonte de consulta:http://www.abril-veja.com.br/gripe.htm

Exercício físico pode combater Mal de Parkinson Exercício físico foi capaz de diminuir a degeneração das células cerebrais em ratos com Mal Parkinson, segundo estudo conduzido por pesquisadores da University of Pittsburgh. A perda de células que produzem o neurotransmissor dopamina causa os tremores e movimentos rígidos e lentos em pessoas com Mal de Parkinson. Os pesquisadores deram aos ratos uma toxina que induz o Mal de Parkinson e então dividiram os ratos em um grupo que realizou exercícios físicos por sete dias e outro que não. Os ratos que realizaram exercícios perderam significativamente menos neurônios. Os pesquisadores agora planejam um estudo piloto com voluntários humanos, no qual as pessoas com Mal de Parkinson se exercitariam por 60 minutos três vezes por semana. Fonte: University of Pittsburgh

Mate mata colesterol e combate Parkinson O leitor Vitório Furusho, técnico da Celepar gostou da matéria sobre as pesquisas que apontam possibilidades de cura do colesterol ruim com erva – mate, que comentei aqui a 3 de agosto. Na ocasião, abordei o estudo referente ao chimarrão como remédio para combater o colesterol, publicado pela Universidade Federal de SC. Ali, o professor de Bioquímica Clínica Edson Luiz da Silva, concluiu que os níveis de LDL no sangue caíram até 13,1% quarenta dias depois do início do consumo de erva-mate por pessoas pesquisadas. Além disso, nosso mate nativo é capaz de estimular a concentração no sangue do chamado colesterol bom, o HDL.

Furusho complementa nossa matéria com o envio de outro estudo científico que pesquisa a eficácia do chá de mate, também no combate ao mal de Parkinson. Os testes realizados por pesquisadores da Unesc (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina), em Criciúma, coordenados pela doutora Luciane Costa Campos, mostram que a utilização repetida da erva-mate pode funcionar na prevenção e tratamento do mal de Parkinson, bastante comum entre a população idosa.

Nos testes, usamos a folha e retiramos os princípios ativos do mate, explica a doutora Luciane. O trabalho dos pesquisadores brasileiros foi aceito pela revista inglesa Phytotherapy Research, mas os trabalhos para aprofundar a pesquisa e os resultados continuam, pois o estudo ainda é preliminar. Leia + em:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1529782-EI298,00.html
http://www.agecom.ufsc.br/index.php?secao=arq&id=8426
http://saude.abril.com.br/edicoes/0286/medicina/conteudo_236230.shtml

Comer bem contribui para manter o cérebro jovem e em forma

Comer nozes regularmente ajuda a manter o cérebro longe de males como Alzheimer (Foto: Arquivo Folha Imagem)

Uma boa alimentação pode ajudar qualquer pessoa a prevenir - ou pelo menos retardar - a aparição de doenças degenerativas do sistema nervoso, associadas normalmente à idade. Comer bem é um misto de inteligência e prazer, e contribui para manter um cérebro jovem e em boa forma.

É o que afirmam o cozinheiro Martín Berasategui e o neurologista Gurutz Linazasoro, do Centro de Pesquisa Parkinson da Policlínica Guipúzcoa, na Espanha.

Os especialistas, de áreas aparentemente distantes, mas que na realidade têm muito em comum, dizem que um dos grandes segredos para conseguir um bom envelhecimento cerebral é seguir a chamada dieta mediterrânea.

Fonte : GazetaWeb.com

BOM DIA E UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA

AMANHÃ SERÁ, SEM DÚVIDA, UM BELO DIA ,

MAS PARA TRABALHAR E SERVIR, RENOVAR E APRENDER, HOJE É MELHOR.