Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Identificada enzima que diminui nos doentes com Parkinson. Descoberta abre caminho a novos tratamentos

 investigação, que teve apoio da Fundação Michael J. Fox, foi publicada na revista de neurologia Brain e contou com trabalho de Tiago Reis Marques, médico psiquiatra e investigador português em Londres.
Um estudo em que participou o investigador Tiago Reis Marques, publicado na revista Brain, demonstrou que os doentes com Parkinson têm níveis reduzidos de uma importante enzima cerebral, a fosfodiesterase 10A (PDE10A), o que pode conduzir a novos tratamentos.
"Ainda mais relevante foi verificar que a redução nesta enzima estava associada à gravidade dos sintomas motores, bem como à progressão da doença, com aqueles doentes numa fase mais avançada e com sintomas motores mais graves apresentando uma redução ainda maior desta enzima", lê-se no comunicado que divulga o estudo.
A investigação, que teve o apoio da Fundação Michael J. Fox, foi esta semana publicada na revista de neurologia Brain, e contou com o trabalho de Tiago Reis Marques, médico psiquiatra e investigador português do Instituto de Psiquiatria do Kings College em Londres.
Segundo Tiago Reis Marques, "as fosfodiesterases são uma família de enzimas que se expressam em várias zonas do corpo humano".
"A fosfodiesterase 10A tem a particularidade de se localizar numa região específica do cérebro, os gânglios da base, onde está envolvida na regulação da dopamina, o neurotransmissor implicado em doenças como a doença de Parkinson e a esquizofrenia"
Fonte : http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4714637