Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Exercícios intensos prejudicam o sistema imunológico

Criado em 01/04/2009, por Vila Equilíbrio








http://vilamulher.terra.com.br/exercicios-intensos-prejudicam-o-sistema-imunologico-11-1-68-173.html

O sistema imunológico envolve mecanismos pelos quais o organismo se defende de invasores como bactérias, vírus ou parasitas.

Quando fazemos um corte, por exemplo, muitos tipos de bactérias entram em nosso corpo. O nosso sistema imunológico responde e elimina os invasores enquanto a pele cicatriza e sela o corte.

Quando respiramos, inalamos milhares de germes (bactérias e vírus) que estão flutuando no ar. O nosso sistema imunológico lida com todos eles sem problemas. Mas também acontece desses germes passarem pelo sistema imunológico e a consequência disso acaba sendo um resfriado ou gripe, que é eliminado depois que o invasor sai do nosso organismo.

Vários estudos publicados constatam que o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo moderado, diminui as chances da pessoa pegar infecções, além de fortalecer o organismo e os sistemas de defesa.

Porém, a prática de treinamentos intensos, onde não há uma recuperação adequada pode provocar depressão do sistema imunológico, estão mais suscetíveis a processos infecciosos, como gripes e problemas respiratórios.

A explicação para essa aparente incoerência está numa substância chamada glutamina, que se consome durante os treinamentos. É exatamente ela, a responsável pela alimentação dos leucócitos.

Para evitar que isto ocorra, o ideal é manter treinos moderados ou fortes (mas de forma adequada) e ter o acompanhamento de um bom profissional ou no caso de atletas que treinam pesado, verificar com o nutricionista se há a necessidade de uma suplementação.

Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como "BCAAs", são usados na produção de glutamina e podem suprir essa carência, diminuindo as chances de doenças respiratórias.

O exercício físico regular traz uma série de benefícios para o organismo, como redução de risco para doenças cardiovasculares e manutenção da massa corpórea em níveis seguros, além de ativar o sistema imunológico e estimular o sistema de defesa contra infecções, envelhecimento e câncer.

Grandes benefícios à saúde são feitos quando praticamos uma atividade física regular e bem orientada. O ideal é praticar exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, exercícios resistidos de 3x a 4x por semana e alongamentos diariamente. Lembre-se, o programa de exercícios deve ser montado por um profissional de Educação Física, a partir de uma avaliação física individual.

QUINTA-FEIRA É DIA DO CHAT DA APPP

CHAT DA APPP

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


TEMA DA NOITE


"NA SUA OPINIÃO QUAL A MELHOR FORMA DE CONVIVER COM O PARKINSON?"


JORGE MAGNO LIMA E DEMAIS AMIGOS

ESPERAM POR VOCÊ


Para participar

CLIQUE AQUI

Estrutura que cria proteínas na célula leva o Nobel de Química

SÃO PAULO - O Prêmio Nobel de Química deste ano será dividido entre Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz, dos Estados Unidos, e Ada Yonath, de Israel, pela determinação da estrutura do ribossomo, o mecanismo que atua no interior das células produzindo proteínas, a partir das instruções contidas no DNA.

Inventores da fibra óptica e da câmera digital ganham o Nobel

Descoberta sobre envelhecimento celular leva Prêmio Nobel

Segundo o comitê Nobel, o trabalho dos três, além de desvendar um antigo mistério - como o DNA é lido, com grande precisão, pela célula - permitiu também a visualização do ribossomo em ação, e a compreensão de como antibióticos bloqueiam a função dos ribossomos nas bactérias, desativando-as.

Os ganhadores, Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath. Divulgação

Na nota que anuncia o prêmio, o comitê Nobel explica que "os projetos" contidos no DNA "transformam-se em matéria viva por meio do trabalho dos ribossomos". São as proteínas criadas pelos ribossomos que constroem e controlam os seres vivos, na escala química.(...) segue

Fonte : estadao.com.br

Recomendações Nutricionais para doença de Parkinson



A doença de Parkinson é uma afecção do sistema nervoso que progride lentamente e destroi grande parte das células nervosas localizadas no cérebro. Não é uma doença fatal e nem contagiosa, não afeta a memória ou a capacidade intelectual. Também não há evidências de que seja hereditária, mas é incurável e progressiva. A sua causa ainda é desconhecida, porém, estudos experimentas indicam que a deficiência de vitamina E tenha alguma responsabilidade nesse processo.

Uma boa dieta pode melhorar o estado geral do paciente:
  1. É importante comer em intervalos de 3 a 4 horas entre as refeições e nunca pular uma refeição;
  2. Pesquisadores indicam que suplementos vitamínicos, juntamente a uma boa dieta e exercícios, podem ajudar muito no tratamento;
  3. Preferir alimentos ricos em complexo B, como arroz integral, grãos e carne vermelha;
  4. Alimentos ricos em vitamina E são recomendáveis: brócolis, cenoura, uva, cebola, batata-doce, espinafre, laranja;
  5. Frutas ricas em vitamina C, como laranja, mexirica, acerola, morango, goiaba e abacaxi facilitam a absorção de ferro;
  6. A dieta do portador da doença de Parkinson deve ser bem variada, com teor calórico baixo e pouca gordura;
  7. O paciente deve seguir uma dieta rica em fibras para ajudar a musculatura do intestino e não deve tomar laxantes sem autorização médica;
  8. A ingestão de proteínas é muito importante. Deve-se substituir a fonte de proteínas de carne gordurosa por carnes vermelhas magras ( como patinho e coxão mole) e carnes brancas de peixe e de frango;
  9. Os óleos usados no preparo da comida devem ser de girassol, canola e azeite de oliva;
  10. As frutas e os vegetais devem ser ingeridos crus, representando uma boa fonte de fibras;
  11. Evitar sal em excesso, cafeína, embutidos e enlatados;
  12. Beber bastante água, ou sucos com pouco açúcar;
Caso haja dúvidas procure um nutricionista. Lembre-se que alimentação e exercícios, aliados a medicação são importantíssimos para gerenciar a doença de Parkinson.

Fonte : Nutrição&saúde

BOM DIA!



Sonhar é acordar-se para dentro.