Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hipertensão e os perigos dos remédios caseiros

Hipertensão Arterial é uma doença crônica comum, que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros

Hipertensão Arterial é uma doença crônica comum, que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros. De acordo com o cardiologista Valmir Geraldo Costa, a doença ataca tanto pessoas do sexo masculino como do feminino, normalmente a partir dos 30, 40 anos de idade, mas, em alguns casos com tendências genéticas até em pessoas mais jovens.

A Hipertensão Arterial, conhecida como pressão alta, é uma doença difícil de ser diagnosticada por não provocar muitos sintomas, e porque na maioria das vezes os sintomas são facilmente confundidos com outras doenças, como: dor de cabeça, falta de ar, zumbido no ouvido entre outros. “Uns dos problemas principais enfrentamos no dia a dia é o abandono do controle ambulatorial da hipertensão, e o uso inadequado de medicamentos caseiros”, afirma Valmir Geraldo Costa.

A aposentada Alice Maria da Silva, 71 anos, é hipertensa há mais de 20 anos e sempre toma os famosos “chazinhos”, “além dos remédios receitados pelo médico. “Eu não deixo de lado aqueles chás que a vovó e a mamãe falavam”, diz a aposentada. O uso de medicamentos caseiros é um grande problema enfrentado pelos médicos, porque em alguns casos os pacientes abandonam os remédios receitados, e passam a tomar somente os feitos em casa, e isso pode agravar o quadro clinico do paciente.

O cardiologista fala do perigo em tomar remédios caseiros sem consultar um especialista. “Muitos chás e remédios naturais que são usados de maneira inocente, contém substâncias químicas que atuam como excitantes, principalmente os que são a base de cafeína que podem provocar aumento de pressão”, disse Valmir Geraldo.


Data: 10/06/2009 | Fonte: | Eu Notícias: Larissa Toledo - Unitri na Web
http://www.triangulomineiro.com/noticia.aspx?catNot=57&id=9350&nomeCatNot=Sa%C3%BAde

Curry contra o Parkinson

Obrigatório na culinária indiana, o tempero vem se revelando uma excelente arma para proteger o cérebro

por Paula Desgualdo


http://saude.abril.com.br/edicoes/0308/nutricao/conteudo_422282.shtml


Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, resolveram checar se as já conhecidas propriedades da curcumina, um dos ingredientes do curry, seriam capazes de defender o sistema nervoso dos males causados pelo Parkinson. Eles observaram que a substância age diretamente sobre uma proteína que, quando está alterada, favorece a morte dos neurônios. Ao entrar em ação, ela diminuiu de 50% para 19% a proporção de células danifi cadas. “Esse pigmento é antioxidante e anti-infl amatório”, confi rma o nutricionista Erick Prado de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo. “Então, poderia prevenir doenças neurodegenerativas”, conclui.

Outros poderes do curry: diversos trabalhos atribuem ao pó dourado a capacidade de defender as células do corpo.
Nos últimos anos, descobriu-se que ele:

›› Reduz mutações celulares que provocam câncer
›› Evita inflamações no intestino
›› É inimigo das doenças que atacam a gengiva
›› Afasta a artrite

Fórum de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência

Fórum é fruto de parceria entre governo, empresas e terceiro setor

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Instituto Ethos e a Serasa Experian lançaram, no dia 22 de outubro, o Fórum de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência. Iniciativa inédita no país reúne setor público, iniciativa privada e organizações não governamentais em torno da discussão, proposição e articulação de ações de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Confira fotos de Oficinas sobre acessibilidade

Entre abril e setembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou as oficinas "Subsídios à Elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade" em municípios de todas as regiões do estado. Voltadas a administradores municipais, as oficinas tiveram como objetivo estimular o desenvolvimento de ações voltadas às demandas e necessidades das pessoas com deficiência nos municípios. Os arquivos com as fotos podem ser baixados no
site http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=462.


Fonte : Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência

OMS cria medidas para melhorar atendimento a vítimas de trauma

Fórum no Rio reúne representantes de 101 países.
Mortes por acidentes e violência chegam a 5,8 milhões por ano no mundo.

Daniella Clark Do G1, no Rio


Foto: Reprodução/TV Globo
Blitz da Lei Seca na noite do Rio: legislação
é vista como bom exemplo de prevenção
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Um fórum da Organização Mundial de Saúde (OMS) – que começou nesta quarta-feira (28) no Rio – vai discutir a melhora no atendimento às vítimas de violência e acidentes de trânsito. Segundo Marcos Musafir, coordenador do evento, o objetivo é criar recomendações a serem seguidas em todo o mundo e, assim, reduzir o número de mortes causadas por trauma, que hoje chega a 5,8 milhões por ano no mundo.

No fórum estão reunidos representantes de 101 países e das principais instituições médicas que atendem o trauma, abrangendo especialidades como ortopedia, cirurgia e neurologia.

“Essas instituições vão ter a condição de formular um planejamento que será adequado a cada país. Essas recomendações vão ser estudadas e vão haver mensagens-chave que serão levadas aos países para que essas pessoas que influenciam nas decisões de saúde possam implementar essas recomendações globais da Organização Mundial de Saúde. O principal objetivo é salvar vidas e tratar melhor as pessoas”, explicou Musafir.

Fonte : G1 - Ciência e Saude

BOM DIA!

Vaguei pelos becos do inconsciente
Procurando onde encontrar a liberdade
E dei-me conta que a resposta estava sempre em frente
Pois livre é aquele que caminha de mãos dadas com a verdade.
Tadany Cargnin dos Santos