Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Proteja o seu Coração

Além dos vilões já conhecidos, as complicações cardiovasculares podem estar relacionadas com outros inimigos ocultos, dos quais pouco se fala. Conheça 9 fatores de risco para o ataque cardíaco e aprenda como é possível se prevenir

POR RITA TREVISAN e ILUSTRAÇÃO TATO ARAÚJO
FOTOS: DREAMSTIME / SHUTTERSTOCK












Estresse, poluição, instabilidades emocionais e até problemas de pele podem estar relacionados às doenças cardiovasculares, consideradas hoje a maior causa de mortalidade no país, juntamente com outras patologias do aparelho circulatório. “Perdemos aproximadamente 300 mil vidas em razão de complicações desta natureza, o que representa 38% a 40% dos óbitos na população brasileira. A segunda grande causa de mortalidade — que reúne todos os tipos de câncer — representa praticamente a metade, atingindo 20% a 24% da população”, alerta o cardiologista Antonio Mendes Neto, presidente da regional de Santos da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Os eventos popularmente conhecidos como ataques cardíacos nada mais são do que uma interrupção, temporária ou não, no funcionamento do coração. “São causados principalmente por isquemias — quando há uma interrupção súbita do fluxo sanguíneo — ou arritmias — descompassos nos batimentos cardíacos, que não necessariamente precisam estar acelerados”, esclarece Mendes Neto.(...)

Fonte : Revista VivaSaúde

Massagem: filosofia, ciência e crenças num cardápio multicolorido

Preocupações, dores, tensão e estresse: essas palavras, tão comuns no vocabulário do homem urbano contemporâneo, estimulam a oferta de terapias que se propõem a aliviá-los. Quando não encontramos solução nos consultórios médicos, abre-se para nós um vasto leque de terapias corporais alternativas, cada uma com promessas, alcance e limitações, variando desde o simples alívio de sintomas até à função de auxiliar em tratamentos clínicos convencionais. Podemos citar como exemplos a acupuntura, a fitoterapia, a massagem, o t’ai c’hi ch’uan, a yoga e a meditação.

Relax por Carol Maybin

Mas cada um desses nomes é apenas a ponta do iceberg. Neste artigo, abordaremos apenas a “massagem”, um nome comum a práticas tão diversas que o primeiro problema com que nos deparamos foi com a dificuldade de defini-la.

Segundo Cesana et al (2004), a palavra “massagem” seria derivada do grego “massein”, significando “amassar”, tendo chegado até o português através do verbo francês ”masser”.

Mas massagear é o mesmo que “amassar”? O Aurélio define massagem como “compressão metódica do corpo, ou de parte dele, para melhorar a circulação ou para que se obtenham outras vantagens terapêuticas”. Essa definição dicionarizada, porém, não abrange todas as práticas costumeiramente chamadas de “massagem”. Uma sessão de massagem pode envolver, além de técnicas de “amassamento”, técnicas de deslizamento, fricção, pressão e batimentos.(...)

Fonte : Corporalidade

Mercantilismo da saúde

de : Samuel Grossmann
para sp reclama, Hugo, Associação

Recorro mais uma vez a esse prestigioso Órgão de Imprensa, verdadeiro paladino da cidadania e dos direitos humanos e do qual me orgulho de ser assinante há mais de 50 anos, para relatar e colaborar na solução do que se segue:

A Associação Brasil Parkinson recebeu de seu associado, Hugo Engel Gutterres, uma queixa de que a filial da UNIMED em Porto Alegre se recusa em pagar a troca da bateria do marcapasso cerebral instalado em seu corpo, após a cirurgia denominada "estimulação profunda do cérebro" para o tratamento da Doença de Parkinson de que ele é portador, por considerá-la muito cara. Ora, a posição adotada por aquela empresa, constitui um verdadeiro atentado à dignidade e à integridade física daquele seu cliente, e uma flagrante violação às suas obrigações, pois não seria imaginável, exemplificativamente, fornecer-se um balão de oxigênio a um paciente e se negar em entregar o respectivo tubo. A atitude da UNIMED demonstra que ela é movida por um execrável mercantilismo da saúde, com desprezo aos comesinhos princípios de solidariedade humana e de cumprimento do papel social da iniciativa privada. Está ela a merecer o repúdio da comunidade parkinsoniana e poderá ser processada civil e criminalmente no caso de acontecer algo de mais grave com o referido paciente.

Contando sua valiosa ajuda para nossa causa humanitária, apresento minhas mais

Cordiais Saudações,

Samuel Grossmann, presidente

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP


"Aceitação não é submissão e resignação mas sim coragem e demonstração de amor pela vida. Esqueça sua doença"

CHAT DA APPP
1ª parte Horário das 20:00 h ás 20:40 h
TEMA : "VOCÊ SABIA QUE A DOENÇA DE PARKINSON E PARKINSONISMO NÃO SÃO SINÔNIMOS"

TODOS NO MESMO BARCO

2º parte Das 20:40 h em diante livre para colocar o papo em dia: É MUITO BOM ENCONTRAR OS AMIGOS E BATER AQUELE PAPO, MAS ENTENDEMOS QUE ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS, VAMOS CONHECER MELHOR A DOENÇA DE PARKINSON

SOB O COMANDO DO AMIGO MAGNO

PARA PARTICIPAR
CLIQUE AQUI




SENHOR, ENSINA-NOS


A orar sem esquecer o trabalho

a dar sem olhar a quem;

a servir sem perguntar até quando;

a sofrer sem magoar seja quem for;

a progredir sem perder a simplicidade;

a semear o bem sem pensar nos resultados;

a desculpar sem condições;

a marchar para frente sem contar os obstáculos;

a ver sem malícia;

a escutar sem corromper os assuntos;

a falar sem ferir;

a compreender o próximo sem exigir entendimento;

a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração;

a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento.


Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com nossas dificuldades.

Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir-Te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre.


Emmanuel