Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 14 de março de 2011

ENZIMA PODE SER NOVO ALVO NA LUTA CONTRA O PARKINSON

Controle de cespase-2 reduz degeneração celular, concluem cientistas

Levantar o dedo, segurar um copo ou acenar com as mãos são movimentos simples, mas somente possíveis a partir uma série de processos que acontecem a partir do cérebro. Quem controla os procedimentos são um amontoado de células nervosas na base do cérebro conhecidas como gânglios basais. Quando recebem a ordem para realizar um movimento, elas liberam um mensageiro químico chamado dopamina, que envia a mensagem neurônio após neurônio. O mal de Parkinson degenera essas células e diminui a produção de dopamina. O resultado são a lentidão dos movimentos e os tremores característicos de quem possui a doença.

O Parkinson poderia ser evitado, ou pelo menos ter seus sintomas amenizados, se fosse possível reverter o processo degenerativo do cérebro, prolongando a vida dos neurônios. A primeira de uma série de pesquisas com esse objetivo foi publicada na última edição do periódico Journal of Biological Chemistry. Cientistas da Universidade do Texas descobriram que, ao eliminar uma enzima chamada caspase-2 da estrutura celular, os neurônios afetados ganham sobrevida.

A enzima caspase-2 foi considerada a principal responsável por desencadear o processo de falência de um neurônio ou por mantê-lo vivo – uma escolha feita com base no tamanho do estrago celular. Segundo os especialistas, quando havia falta da caspase-2 no organismo, a proteção celular era maior.

Evidências de estudos anteriores já haviam sugerido que disfunções desse tipo têm um papel importante na morte de neurônios em condições como Parkinson, Alzheimer e doença de Huntington (problema hereditário que evolui com a degeneração corporal e mental). Para os pesquisadores, a descoberta desses mecanismos primários da morte neurológica são o primeiro passo para a criação de novos tratamentos para essas doenças.

Fonte: Veja

MEMÓRIA SE ATIVA COM ALIMENTAÇÃO


Com o tempo as células do cérebro são danificadas pelos radicais livres. A ação desses componentes provoca brancos na memória. Porém, estudos demonstram que uma dieta equilibrada consegue melhorar esse problema. Uma pesquisa com quem sofre com a doença de Parkinson, que afeta o sistema nervoso central e é caracterizada por tremores e rigidez muscular, demonstrou que 90% dos pacientes melhoraram seu estado de saúde com a alimentação correta. Uma alimentação rica em gema de ovo colaborou para essa melhora. Na gema existe a colina, um micronutriente que estimula a atividade cerebral.

Saiba quais são os alimentos que colaboram para a memória:
1. Gema de ovo: a colina contida nela é um precursor do neurotransmissor acetilcolina, que melhora a memória. Sua deficiência pode estar associada ao mal de Alzheirmer.
2. Peixes São fontes de ácidos graxos ômega 3, um poderoso antioxidante.
3. Frutas e vegetais amarelos mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, são ricos em betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.
4. Frutas vermelhas - Morango, ameixa preta, amora, framboesa, cereja, abacate e uvas vermelhas. Elas têm flavanóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória e protegem os neurônios.
5. Oleaginosas: castanha, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, são ricas em vitamina E e selênio, também fontes antioxidantes.
6. Carnes, grãos integrais, leite e derivados são fontes de vitaminas do complexo B e ajudam a regular a transmissão entre os neurônios.

Pesquisa mostra ligação entre inflamação cerebral e doenças degenerativas

Estudo pode ajudar na busca pela cura de doenças como o Alzheimer e o Parkinson

Do R7

Uma pesquisa feita por cientistas da Espanha e da Suécia pode abrir novos caminhos na busca pelo tratamento e cura de doenças cerebrais degenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.

O estudo, divulgado na última edição da revista Nature, detalha a ação de inibidores de uma enzima para controlar inflamações cerebrais que matam neurônios –, um processo muito semelhante ao que ocorre nos cérebros de pessoas afetadas por essas doenças.

A pesquisa durou quase quatro anos e estudou cérebros de pacientes que morreram em decorrência das doenças neurodegenerativas.

Atualmente, cerca de 36 milhões de pessoas no mundo convivem com o mal de Alzheimer, uma doença ainda sem cura.

Veja o vídeo:

Fonte : R7 Notías Saúde


Governo muda regra e pacientes que tratavam linfoma ficam sem remédio

Mariana Lenharo - O Estado de S.Paulo

Pacientes paulistas tiveram o tratamento com o remédio Mabthera (nome comercial do Rituximabe) contra um subtipo de linfoma (câncer do sistema linfático) interrompido há seis meses. Não há perspectiva de que voltem a recebê-lo. A doença ataca os linfonodos ou gânglios linfáticos, que fazem parte do sistema imunológico, e afetou a presidente Dilma Rousseff em 2009.

Leonardo Soares/AE-11/3/2011
Leonardo Soares/AE-11/3/2011

Drama. O bancário Wanderley Leocadio Almeida, diagnosticado em 2007, é um dos pacientes que tiveram o fornecimento do remédio Rituximabe interrompido

O medicamento é de alto custo, algo em torno de R$ 40 mil por mês. O fornecimento era feito pela Secretaria de Estado da Saúde até o ano passado. Em agosto de 2010, porém, por meio da Portaria n.º 420 da Secretaria de Atenção à Saúde, a responsabilidade pelo remédio passou a ser do Ministério da Saúde.

Com a mudança, um grupo de pacientes que recebia o Rituximabe passou a não mais se enquadrar nos critérios para obtê-lo. É o caso do bancário desempregado Wanderley Leocádio Almeida, que luta contra a doença desde 2007. Em setembro de 2010, quando o tratamento ficou indisponível para o seu caso, estava prestes a tomar o último ciclo do Rituximabe após ter feito quimioterapia. "Se o remédio pode prolongar a vida do paciente, não entendo por que tiram." (...) segue

Fonte : Estadão.com.br

BOM DIA, FELIZ INICIO DE SEMANA!!!



Tenha a leveza dos pássaros

“Apesar de todas indiferenças, não guardo rancor e jamais guardarei, e continuarei amando o meu próximo como sempre amei”.

Não temas as fantasias nem os desejos mais profundos. A melhor expressão da energia do amor e da confiança em qualquer relação é quando se pode falar e demonstrar tudo o que sente. Apesar das inquietações que a vida provoca sempre há a necessidade de manter a calma para resolver tudo o que for necessário.

Quando conhecemos novos lugares, fazemos novas amizades, a alma se renova, parece que aquela tristeza incessante que está dentro de nós se dissipa por algumas horas. Se for possível, ficar por alguns minutos sozinho e terá a oportunidade de resolver muitos problemas que muitas vezes são provocadas por nós mesmos.

Faça uma caminhada e admire a natureza. Isso nos faz bem porque, nos divertimos um pouco mais, paramos de pensar somente em trabalho ou em outros problemas que nos angustia. Fique longe das provocações e nem pretenda convencer as pessoas sobre seus pontos de vista. Procure encarar as opiniões alheias com mais aceitação. Ouça mais opinando menos.

Traga um pouco mais de romantismo e amor para sua vida... Especialistas dizem que o abraço é um ato que não gasta energia e ajuda a nos aproximar de quem amamos e admiramos. Então... Faça isso sempre que tiver oportunidade. E quando te oferecerem todos espinhos da rosa receba-as sem queixumes.

E retribua sua parte oferecendo a rosa sem os espinhos. Tenha a leveza dos pássaros... colocando em sua alma, a beleza, a pureza e a liberdade. Traga para o seu coração a alegria de viver e a infinita paz de espírito.