Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A MENINA QUE SILENCIOU O MUNDO POR 5 MINUTOS

Após alguns dias ausente, para um descanso necessário, volto com um assunto que merece um momento de reflexão, e uma atitude de maior comprometimento com o futuro do mundo em que vivemos: o meio ambiente.

1992, esse é o ano que marcou o mundo pela Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como ECO –92, evento que reuniu vários países e discutiu vários aspectos ambientais como mudanças climáticas, biodiversidade, sustentabilidade, criou documentos como a Agenda 21 e a Carta da Terra e tantos outros assuntos que ainda são base de discussões atualmente. Mas apesar de tantos momentos memoráveis desse encontro, houve um que não durou muito, foi simples, porém muito objetivo e direto que parou o mundo por 5 minutos. Falo do discurso da canadense Severn Cullis Suzuki, na época com 12, que conseguiu contribuição para participar da Rio ECO -92, juntamente com outras três garotas que faziam parte du uma organização por elas fundada, Environmental Children's Organization (ECO), organização de crianças em defesa do meio ambiente.

Durante o encontro ela subiu ao palco na frente de delegados do mundo inteiro e proferiu seu discurso, que falava de como o mundo estava sendo destruído diante todos e ninguém fazia nada, simplesmente se negavam a ver e a tomar responsabilidade sobre aquilo que acontecia.

Ela só tinha 12 anos e já sentia o peso da responsabilidade de garantir um futuro saudável às próximas gerações, coisa que atualmente, mesmo com toda a ênfase dada a assuntos ambientais muitos adultos não sentem.

Suas palavras se encaixam perfeitamente à realidade atual e isso é triste, pois se passaram 18 anos e ainda enfrentamos os mesmos problemas da mesma maneira, fechando os olhos a tudo.

Hoje Severn Suzuki é uma ambientalista formada que continua sua luta pelo que ama, e com certeza sente orgulho do que fez, mas acredito que não sinta o mesmo orgulho do mundo em que vive.

A luta é árdua, mas gratificante. O mundo que pretendemos deixar para nossos filhos merece um pouco de esforço.


"Olá! Eu sou Severn Suzuki. Represento, aqui na ECO, a Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente. Somos um grupo de crianças canadenses, de 12 e 13 anos, tentando fazer a nossa parte, contribuir. Vanessa Sultie, Morgan Geisler, Michelle Quigg e eu. Foi através de muito empenho e dedicação que conseguimos o dinheiro necessário para virmos de tão longe, para dizer a vocês, adultos, que têm que mudar o seu modo de agir.

Ao vir aqui, hoje, não preciso disfarçar meu objetivo: estou lutando pelo meu futuro. Não ter garantia quanto ao meu futuro não é o mesmo que perder uma eleição ou alguns pontos na bolsa de valores. Estou aqui para falar em nome das gerações que estão por vir.

FONTE: Blog do Altino

7 autoexames para fazer agora!

Alterações na glândula tireoide, colesterol nas alturas e até problemas de fígado podem levar ao aparecimento de sinais característicos em nosso corpo. Observá-lo com cuidado, regularmente, é a chave para barrar a progressão de muitas doenças

por Rita Trevisan

Em grande parte dos casos, nosso corpo dá inúmeros avisos de que está precisando de cuidados, quando algo não vai bem. O problema é que, na correria entre um compromisso e outro, mal conseguimos observá-lo.

E pior: quando o fazemos, nosso olhar clínico normalmente está à procura de imperfeições estéticas que nos desagradam e que parecem ter a função de um ímã, puxando a nossa visão sempre naquela direção. Porém, uma vez bem informados sobre alguns sintomas que são visíveis e que indicam anormalidades, pode até ser que comecemos a ver aquela imagem refletida no espelho de maneira diferente.

Esse simples hábito ajudará a afastar preocupações que dizem respeito a doenças comuns em nossa época ou poderá servir, ainda, para nos alertar sobre a necessidade de marcar uma consulta de rotina. A boa notícia é que o recurso do autoexame, muito eficiente para proteger a saúde, está realmente ao seu alcance. E, para tirar proveito, você só vai precisar de um bom espelho e de alguns minutinhos livres. Pronto para começar?
(...) segue

Fonte : Revista VIVASAÚDE

Projeto Caminhar faz mais de 2 mil atendimentos na Praça da Liberdade

Profissionais de saúde falaram sobre os benefícios da caminhada.
Até fevereiro, projeto percorre mais três espaços em BH.

Pesquisa brasileira identifica nova rota de origem do mal de Parkinson

Segundo estudo realizado por pesquisadores da USP, doença pode ter origem periférica, e não exclusivamente no cérebro

Agência Fapesp

SÃO PAULO - Um experimento realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) com modelos genéticos traz novos indícios de que a doença de Parkinson pode ter origem periférica, no sistema nervoso autônomo - isto é, na parte do sistema nervoso situada nos diversos órgãos do indivíduo - e não exclusivamente no cérebro, como acredita a maior parte dos neurologistas e neurocientistas.

Veja também:

link Tecnologia permite diagnóstico precoce de Alzheimer em amostra de sangue

De acordo com o coordenador do estudo, Antonio Augusto Coppi, esteorologista e professor associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, a identificação de uma nova rota de origem do Parkinson é um passo importante para que os cientistas possam, no futuro, desenvolver uma técnica de diagnóstico precoce. (...) segue

Fonte : Estadão.com.br/Saúde

Ativistas contra a homeopatia vão tomar “overdose”

Campanha critica o gasto com medicamentos homeopáticos

Agência Estado
Precisamente às 10h23 do próximo sábado (5), um grupo de ativistas anti-homeopatia vai se reunir na Praça Benedito Calixto, zona oeste de São Paulo, para tomar uma overdose de medicamentos homeopáticos.

O mesmo acontecerá em Porto Alegre (RS), Natal (RN) e outras 53 cidades de 25 países. Não se trata de uma tentativa de suicídio em massa. O objetivo dos manifestantes é denunciar o desperdício de tempo e dinheiro com remédios que, segundo eles, não passam de água com açúcar.
(...) segue

Fonte : R7 - Saúde

Centro americano faz diagnóstico de pacientes com doenças misteriosas

O programa pioneiro reúne médicos de diversas especialidades que procuram decifrar mistérios médicos sem solução.


O médico William Gahl (esq.) discute com a paciente Kelly Klodzinski os seus sintomas no centro clínico do NIH. Foto: Linda Spillers

Uma equipe no Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, oferece ajuda a pacientes que sofrem de doenças sem diagnóstico no país.

Com a ajuda da tecnologia de ponta em exames, os médicos do Programa de Doenças Não Diagnosticadas (UDP) tentam decifrar sintomas que surpreendem clínicos de todos os hospitais do país.

O programa começou em maio de 2008, dentro da Rede de Pesquisa Clínica de Doenças Raras, no instituto americano. A ideia partiu do médico geneticista William Gahl, que pesquisa "erros" do metabolismo e más formações genéticas.

Gahl, que hoje é diretor do UDP e do Instituto Nacional de Pesquisa sobre Genoma Humano, acredita que defeitos genéticos podem explicar a maior parte das doenças raras - que são mais de 7 mil - e também as doenças que ainda não tem diagnóstico.(...) segue

Fonte : estadão.com.br

UM BOM DIA E UM OTIMO INICIO DE SEMANA, COM MUITO AMOR, PAZ E ESPERANÇA EM NOSSOS CORACOES.!!!




A Jóia

Atravessando o deserto, um viajante viu um árabe montado ao pé de uma palmeira. A pouca distância repousavam os seus cavalos, pesadamente carregados com valiosos objetos.

Aproximou-se dele e disse:
- Pareceis muito preocupado. Posso ajudar-vos em alguma coisa?
- Ah! - respondeu o árabe com tristeza - estou muito aflito,
porque acabo de perder a mais preciosa de todas as jóias.

- Que jóia era essa? - perguntou o viajante.
- Era uma jóia como jamais haverá outra - respondeu o seu
interlocutor. Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo. Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais agrupavam-se sessenta menores.
Já vereis que tenho razão em dizer que jóia igual jamais poderá reproduzir-se.

Por minha fé - disse o viajante - a vossa jóia devia ser preciosa. Mas não será possível que, com muito dinheiro, se possa fazer outra igual?

Voltando a ficar pensativo, o árabe respondeu:
A jóia perdida era um dia, e um dia que se perde jamais se torna a encontrar.