Visualizações de página do mês passado

sábado, 4 de dezembro de 2010

Especial: Cuidar da Vida - parte 4/5

O QUE É A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ- Por JAQUES SHERIQUE

É o benefício a que tem direito o segurado, que após cumprir a carência exigida, esteja ou não recebendo auxílio-doença, for considerado incapaz para o trabalho e não sujeito à reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência.

Não é concedida aposentadoria por invalidez ao segurado que, ao filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social, já era portador da doença ou da lesão que geraria o benefício, salvo quando a incapacidade decorreu de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão.

A concessão de aposentadoria por invalidez dependerá de verificação da condição da incapacidade, mediante exame médico- pericial a cargo da previdência social, podendo o segurado, às suas expensas, fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.

O segurado que estiver recebendo aposentadoria por invalidez, independente da idade, está obrigado a se submeter à perícia médica do INSS de dois em dois anos. Na hipótese de aposentadoria por invalidez decorrente de acidente de trabalho ou de qualquer natureza, o INSS não exige carência e no caso de aposentadoria por invalidez decorrente de outras causas, a carência é de 12 contribuições mensais.

Se o segurado for acometido de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado de doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida – AIDS, ou contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada, terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que tenha a qualidade de segurado.

Havendo perda da qualidade de segurado, as contribuições anteriores a essa data só serão computadas depois que, a partir da nova filiação à Previdência Social, o segurado comprovar, no mínimo 04 contribuições (1/3) que somadas as anteriores totalize 12 contribuições. Se o segurado estiver recebendo auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez começará a ser paga a contar do dia imediato ao da cessação do auxílio-doença. (...) SEGUE

Fonte : Fasp-RJ

Cientistas brasileiros estão entusiasmados com nova bactéria

Pesquisador da USP diz que descoberta é 'novo mundo para a biologia'.
Micro-organismo possui elemento químico venenoso em sua composição.

Do G1, com informações do Jornal Nacional

Cientistas brasileiros receberam com entusiasmo a pesquisa da Nasa que revelou a existência de uma bactéria com um metabolismo diferente dos organismos vivos conhecidos até agora. A descoberta, anunciada na quinta (2), tem uma dose de ficção científica, mas, segundo a Nasa, é bem real. Existe aqui na Terra vida de forma diferente da que se conhecia até hoje: é a bactéria gfaj-1.(...) segue

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

Estande do Brasil está entre maiores da Conferência do Clima da ONU

O espaço custou mais de R$ 3 milhões, segundo informações do governo.Amazônia é tema de exposição dentro do pavilhão; veja vídeo.
Os participantes da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16), em Cancún, no México, ao passearem pelo Cancunmesse, um dos complexos que abrigam o evento, percebem que o Brasil se empenha para ocupar lugar de destaque nas questões climáticas.

Ações no Memorial marcam o Dia das Pessoas com Deficiência

Volta Redonda

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi comemorado hoje (3), mas, para lembrar a data, a prefeitura, por meio da Smac (Secretaria Municipal de Ação Social) e Coopenea (Cooperativa dos Portadores de Necessidades Especiais e Amigos), realizam amanhã (4) ações para marcar a data. O evento acontece no térreo do Memorial Getúlio Vargas, das 16 às 22h.

Segundo os organizadores, o evento contribui para assegurar a importância da inclusão social e cidadania do ser humano, dando-lhe suporte à dignidade e bem-estar, exigindo políticas públicas eficazes e de qualidade, além, da acessibilidade de comunicação, arquitetônica e de informação.

Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.

De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a proposta da comemoração é divulgar para toda a população ações desenvolvidas em Volta Redonda.

- Queremos sensibilizar a população para os direitos das pessoas com deficiência, bem como discutir assuntos pertinentes ao tema - falou.

A voluntária da Coopenea Darlene Reis disse que o evento serve para mostrar e conscientizar as pessoas quanto aos direitos das pessoas portadoras de necessidades.

- Esse evento busca fazer com que as pessoas chamadas de "normais", passem a criar uma consciência dentro de si e respeitem o próximo - comentou.

Outras sete instituições participaram do evento: Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos), Apadem (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Mental), Appema (Associação dos Portadores de Parkinson, Esclerose Múltipla e AVC), Caped (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência), FBG (Fundação Beatriz Gama) e o Compede (Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência).

Fonte : Diario do Vale.Uol.com.br

Wii contra Parkinson


Já não é a primeira vez que um estudo sobre videojogos aponta para que o nosso hobby possa ajudar a prevenir ou melhorar o estado de certas doenças.

Desta vez é a Wii o centro das atenções, pois a organização Parkinson's UK doou cerca de 35 Mil libras para apoiar um estudo da escola de psicologia de Belfast a cargo da Doutora Cathy Craig, sobre os efeitos que a Wii pode ter em doentes com Parkinson.

Este estudo é apoiado por um inquérito realizado a 100 pacientes, onde mais de 60% dos inquiridos afirmaram que a sua condição havia melhorado de alguma forma, ajudando a aliviar sintomas da doença. O teste foi feito em indivíduos que jogavam cerca de uma hora por dia, três a quatro vezes por semana.

Durante o ano passado, Dr. Ben Herz da Universidade da Georgia tinha avançado com alguns dados que comprovavam ser possível ajudar a diminuir os sintomas de Parkinson usando a Wii.
Parece que os videojogos ganham créditos novamente.

Fonte : My Game e-zine

Você está de bem com a vida?


Auto-avliação sobre a sua vida - clique aqui

Por Rosemeire Zago

Se você encontrasse com um amigo que não vê há muito tempo, o que contaria sobre sua vida? O que tem acontecido de significativo? Você teria para contar mais problemas, decepções, frustrações, enfim, faria muitas lamentações ou contaria muitas conquistas, crescimento e mudanças?

Ao pensar em sua vida, como a descreveria agora? Pense nisso... E daqui para frente, o que espera que aconteça? Como espera estar daqui a cinco, dez anos? E o que você está efetivamente fazendo para alcançar o que deseja? Se suas respostas foram baseadas em dúvidas, incertezas, inseguranças, sempre com pensamentos negativos, duvidando que seja capaz de conseguir algumas coisas que deseja, como espera conseguir mudar sua realidade? O que está fazendo para mudar algumas situações que dependem exclusivamente de você? Ou você está aceitando tudo, conformado, pensando: "Já que está tudo ruim mesmo, o que mais posso fazer?..."

Saiba que é possível fazer muitas coisas para alcançar o que quer que deseje, desde que saiba o que quer, ou também poderá começar pelo que já sabe que não quer. Ao olhar para trás deve ter muitas experiências ruins, que não deseja mais passar, mas que também trouxeram muitos aprendizados. O que aprendeu de significativo em sua trajetória de vida? Algumas pessoas olham para o passado e conseguem perceber as lições, ainda que a custo de muito sofrimento, valorizam o aprendizado, pois conseguem aprender com a experiência passada. Outras só se lamentam sobre o corrido, repetindo o mesmo padrão por anos, sem aprenderem absolutamente nada. Essas se colocam no papel de vítimas, onde só conseguem se lamentar sem nada fazer para mudar.

O que deixou de fazer há três, cinco, dez anos atrás e que até hoje está sofrendo as conseqüências? Não terá sofrido o suficiente para perceber que algo diferente deve ser feito? Mas fazer o quê? Isso somente você poderá responder.

'Síndrome de Gabriela'

Quem sabe poderá começar pensando em ser mais flexível? Mais aberto às mudanças? Ou você sofre da 'síndrome de Gabriela', lembra-se? "Eu nasci assim, eu fui sempre assim, vou morrer assim..." Você só consegue pensar que não há mais como mudar, afinal já se passaram tantos anos? Você já se sente "velho" para aprender? Nada disso! Velho é quem pára de aprender, não se atualiza, e hoje vivemos em constante processo de mudança, quando pensamos em algo, já mudou. (...) SEGUE

Fonte : Www2.Uol.com.br

BOM DIA DE BEM COM A VIDA!!!



É SEMPRE BOM LEMBRAR QUE "ESTAR DE BEM COM A VIDA" É FUNDAMENTAL PARA UM DIA PERFEITO

Escrito por:

C. S.