Visualizações de página do mês passado

sábado, 31 de janeiro de 2009

Famigerada fuga de cérebros

Postado por Alysson Muotri em 30 de Janeiro de 2009 às 08:44

O assunto é polêmico no meio acadêmico. Faz anos que ouço comentários sobre a fuga de cérebros dos países em desenvolvimento para países tidos como de Primeiro Mundo, principalmente para os EUA. O fenômeno já forneceu diversos Prêmios Nobel para os Estados Unidos, que continuam sendo responsáveis por mais de 50% da produção científica mundial e abrigam a nata da comunidade cientifica nos grandes centros de pesquisa.

Pesquisadores que migram, em geral, alegam falta de incentivo para pesquisa, melhores condições de trabalho e falta de reconhecimento profissional no país de origem. Até aí, nada de novo – ou existe alguma dúvida de que isso é mesmo verdade?

Após intermináveis discussões com cérebros que fugiram, cérebros que fugiram e voltaram e cérebros que nunca foram, percebo que existe uma série de preconceitos, muitas vezes levando a decisões políticas erradas e causando um estado de crise ou marasmo na ciência. Acho que o Brasil passa por uma crise assim.

Fonte : G1 Espiral -
Alysson Muotri

Ministério da Saúde financia pesquisa inédita de células-tronco

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (26) que é um dos financiadores da pesquisa que resultou na primeira linhagem de células-tronco pluripotentes induzidas. Essas células são capazes de se transformar em qualquer outro tipo de tecido humano.

O estudo, divulgado no último sábado (24), foi coordenado pelo neurocientista do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Stevens Rehen e pelo biomédico do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Martin Bonamino.

Durante a pesquisa foram retiradas células de rim humano e reprogramadas com o auxílio de um vírus produzido pelo Inca. Com o domínio dessa técnica, o Brasil garante o desenvolvimento de estudos inéditos na cura de doenças como Parkinson, esquizofrenia e Síndrome de Down.

Financiando pesquisas como essa, o país passa a ser o quinto na produção de células-tronco pluripotentes induzidas, ficando atrás somente do Japão, Estados Unidos, Alemanha e China.

O investimento do ministério em 2009 será de R$ 3 milhões para a continuidade da pesquisa. Rehen ressaltou a importância do financiamento para a descoberta.

“O financiamento do Ministério foi crucial. Com a primeira chamada para pesquisas na área de terapia celular, puderam ser adquiridos vários equipamentos de laboratório, reagentes, além de investimentos na montagem de equipe”, disse o neurocientista.

Com o objetivo de estimular o uso da técnica por outros laboratórios, os pesquisadores publicaram a metodologia utilizada no site da UFRJ.

Fonte : Correio

PARABÉNS

BALDOÍNO - DIA 26 DE JANEIRO
E
SAMUEL - DIA 27 DE JANEIRO


Gifs Animados

Contra o corte de verbas para a ciência

A seguir, uma carta que será distribuída pela internet para protestar contra os cortes feitos pelo Congresso no orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A mensagem foi assinada pelos coordenadores de dezessete institutos ligados à Universidade de São Paulo. Sugiro que você leia a carta, deixe seu comentário no fim do texto e repasse a mensagem aos colegas e parentes.
Fonte : Veja Online - Genética

Dor: Hospital de S. João realiza estimulação cerebral profunda, cirurgia pioneira em Portugal

29 de Janeiro de 2009, 16:03

Porto, 29 Jan (lusa) - O Hospital de S. João, no Porto, anunciou hoje que efectuou com êxito, e pela primeira vez em Portugal, a aplicação de estimulação cerebral profunda em doentes com dor intensa e crónica.

A equipa liderada pelo professor Rui Vaz, director do Serviço de Neurocirurgia da unidade de saúde, operou terça-feira os dois primeiros doentes, ambos vítimas de acidentes de viação graves que lhes provocaram lesões do tecido nervoso, com paralisia e dor violenta, num braço.

Hoje, em declarações à Lusa, o neurocirurgião Rui Vaz explicou que este novo tratamento cirúrgico é essencialmente direccionado a doentes com lesões do tecido nervoso, amputados ou vítimas de acidente vascular cerebral.

Fonte : Noticias



PARABÉNS SAMUEL PELO ANIVERSÁRIO, DIA 27 DE JANEIRO, TERÇA FEIRA
NESTE MESMO DIA ESTIVERAM EM VISITA A ABP, REGINA E DARISA DE NITERÓI - RJ
e foram calorosamente recebidas pelo Sr. Samuel, sempre gentil e elegante!