O uso precoce de medicações pode retardar o desenvolvimento da doença de Parkinson, afirma estudo internacional. Pacientes que tomaram a droga rasagiline logo depois de diagnosticados apresentaram a forma menos agressiva da enfermidade. A pesquisa envolveu 1.000 voluntários e, segundo os médicos, pode levar cerca de 10 a 15 anos até que se chegue às conclusões finais.
Os sintomas do Parkinson envolvem problemas neurológicos progressivos, perda de memória e rigidez dos músculos. Rasagiline, também conhecida como Azilect, já foi aprovada como tratamento contra a doença. No entanto, alguns médicos ainda relutam em prescrevê-la para pacientes em estágios iniciais, pois acham que pode potencializar seus efeitos com o tempo.
O último estudo, apresentado no Congresso da Fedreação Européia de Ciências Neurológicas envolveu pacientes do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Europa. Nele, foi descoberto que a rasagiline deixa doentes em melhor forma se for tomada logo após o diagnóstico de Parkinson. Acredita-se que a droga cria uma proteção duradoura para células cerebrais.
No entanto, médicos acham que o resultado da pesquisa mostra efeitos ainda sutis de rasagiline, e que mais trabalho é necessário para determinar o impacto a longo prazo da droga.
Matéria da Redação SRZD | Ciência | 27/08/2008 20:43:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário