Parkinson e Alzheimer
Ciência
Mais uma vez ficou provado o benefício da dieta mediterrânica na prevenção de várias doenças.
A escolha de uma boa alimentação é meio caminho andado para termos saúde.
Os benefícios da dieta mediterrânica já não são segredo para ninguém, mas uma equipa de 5 investigadores da Universidade de Florença decidiram analisar, a fundo, o papel deste tipo de alimentação na prevenção de várias doenças. E as conclusões estão à vista.
Uma dieta rica em legumes, frutas, cereais, peixe e azeite, típica dos países do sul da Europa, poderá funcionar como um autêntico seguro de vida.
Os investigadores italianos concluíram que quanto mais exigente e restrita for a dieta mediterrânica mais probabilidades existem de se reduzirem os riscos de morte prematura devido a doenças cancerosas ou cardiovasculares.
Segundo a investigação, publicada no British Medical Journal, este tipo de alimentação pode ainda funcionar como um meio de prevenção das doenças de Parkinson e Alzheimer.
Em Julho último, um estudo português - elaborado por investigadores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e da Faculdade de Medicina (FMUP) da Universidade do Porto, em colaboração com o Serviço de Imunoalergologia do Hospital de S. João- , revelava que a dieta mediterrânica reduzia, em cerca de 80%, o risco de os asmáticos terem a doença mal controlada.
Fonte: EL Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário