Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

VOCÊ QUER DANÇAR COMIGO?


DANÇANDO E VIVENDO MELHOR

"Baile enquanto voce espera não se desespera" - As quintas-feiras a partir das 14hrs, a nossa sala de espera se transforma num salão de baile, aproximando os nossos associados, familiares e cuidadores.

A dança traz consigo os seguintes benefícios: - Coordenação motora global e fina, equilíbrio, memória, concentração, atenção, lateralidade, abaixa ansiedade, ajuda a combater a depressão, sociabiliza, aproximação fisíca e emocional, aumenta o fluxo sanguíneo, oxigena o cérebro, é um meio universal de viver em comunhão com a vida, a dança reflete uma harmonia entre corpo, alma e mente, num sentimento de libertação, buscando a vida plena.

A dança vem ao encontro do desejo de manter o corpo sadio, a mente aberta e participar de uma companhia alegre. Resgata a auto-estima, são como flores que embalam ao vento de nosso verão aquecendo o coração e rejuvenescendo a alma, é um complemento na psicogeriatria e proporciona uma melhor qualidade de vida.

O ritimo da dança une todos os movimentos e expressa nossa capacidade intelectual na estrutura da vida, a melodia manifesta o nosso sentimento, nossa emoção de dar calor a vida.

A troca de par abre a comunhão individual rompe uma unidade fechada para beneficiar a todos. A troca favorece novos encontros e contatos, cada um sai de si, de seu mundo solitário para uma nova amizade.

JorgeMagno - MENSAGEM
APPP - Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo

3 comentários:

Baldoino disse...

Magno, Boa noite
Acabo de retornar da ABP, onde estive reunido com os amigos Samuel e Moacir para nosso happy-hour das sextas-feiras.

Parece transmissão de pensamento a algumas horas atraz estive comentando com Samuel que deveríamos copiar sua experiência e fazermos nossas sessões de danças.

Estamos ampliando nossas instalações aproveitando uma área que estava perdida no topo do prédio, estarei divulgando as fotos em uma próxima matéria, veja como esta ficando bonita.Obra e sensibilidade do mestre Samuel , apoiado pelo nosso Cid Moreira o inigualável Moacir que amanhã faz 14 anos de bons serviços prestados a ABP, estamos providenciando uma singela e merecida homenagem no blog.

Sua mensagem é muito bonita e tenho certeza terá no nosso meio uma grande penetração.

Vamos todos dançar e cantar para o mal de Parkinson espantar.

Vou divulgar com muito carinho.

Obrigado,
Baldoino

c/c para Samuel

Baldoino disse...

Comentário do Samuel:
Prezado Magno
Meus parabéns por sua bela mensagem de vida e de solidariedade humana. Como já ficou dito no CD que o Senhor Moacyr ´projetou no Congresso de Recife, a dança foi o leit motif, o mote, que inspirou o início do movimento parkinsoniano em nosso país. Com efeito, o médico que diagnosticou a doença em minha esposa, há 29 anos atrás, sugeriu-nos formar "um club de dança" pois a dança é o melhor exercício para Parkinson, já que movimenta todos os músuculos do corpo.Dando andamento à idéia, fizemos uma carta aos jornais de São Paulo convidando os interessados para um primeiro encontro; dessa reunião, partiu a iniciativa de formar uma entidade, que é a ABP. Naquela oportunidade, não tinhamos noção do que iria acontecer, mas que se desaguou em nosso movimento associativo que se espalhou pelo país, culminando com o congresso recentemente encerrado. Por experiência própria, já que tive uma tia com parkinson desde antes de eu nascer (o que ocorreu no ano de 1934) e que faleceu em 1972, posso dizer que a nossa enfermidade, até o advento de nosso movimento comunitário, era praticamente ignorada do grande público - eis que as pessoas acometidas se retiravam do mundo externo, agravando a depressão e acelerando a rigidez - tendo atraido a atenção das autoridades e da opinião pública.
Mas, voltando à sua mensagem, quero dizer que ela revela seu espírito de humanitarismo e compreensão para com os sentimentos das pessoas. Quero, pois, cumprimentá-lo por isso e dizer que sou um admirador e entusiasta pelo seus trabalho aí em Curitiba e dizer que tenho inveja (no bom sentido construtivo, já que procuro imitá-lo em algumas de suas realizações, como por exemplo a distribuição de remédios) por seu dinamismo e dedicação aos nossos irmãos de infortúnio.
Um abraço
Samuel

Baldoino disse...

Resposta do Magno ao Samuel:
>Amigo Samuel
> Saudações
>
> Voce me comoveu com as suas palavras de carinho e elogios não é por acaso
> que voce fundou a primeira Associação do brasil foi com toda certeza por
> amor a sua mulher e por descobrir como a doença de Parkinson maltrata e
> como estavam desamparados os portadores precisando de um PAI que viesse
> socorre-los , voce se apresentou e deu a cara para baterem .Hoje todos
> copiam voce o nosso estatuto e uma copia do seu e por ai a fora .Voce
> mostrou o seu coração e o seu braço amigo e forte que sustenta a
> debilidade da sra. Maryland um braço de aço como uma coluna de sustentaçao
> das dores sofrimentos e incapacidades dificuldades estas que a sua esposa
> apoia e descarrega no seu ombro amigo . Samuel voce dignifica o ser humano
> que por tanto tempo recebe o seu apoio .
> Nos não somos concorrentes nos somos uma corrente que vibra , brilha e
> semeia o compaheirismo com a mesma maõ que platamos haveremos de colher .
> por certo o seu celeiro esta abarrotado por fazer o bem e dedicar uma
> grande parte da sua vida a esta lavoura
> obrigado pelos seus elogios a minha pessoa .
> com um caloroso abraço do seu amigo
>
> MAGNO