Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

USP produz 1ª linhagem brasileira de células-tronco embrion

DIFICULDADES
A maioria dos embriões não resiste ao descongelamento e deteriora-se naturalmente após alguns minutos ou horas - o que ocorreria também se a intenção fosse usá-los para reprodução humana. Dos 250 que foram descongelados, só 30 chegaram ao estágio mais avançado de blastocisto - um embrião de cinco dias e aproximadamente cem células, do qual podem ser extraídas células-tronco (CTEs) pluripotentes, com capacidade para se diferenciar em qualquer tecido do organismo adulto.

Foi um desses blastocistos que deu origem à linhagem batizada de BR-1, que no início da semana já estava com mais de 1 bilhão de células. A paternidade dos embriões é mantida em sigilo pelas clínicas, para proteger a privacidade dos doadores.

Lygia agora continuará a multiplicar as células in vitro, distribuindo amostras para os pesquisadores que quiserem trabalhar com elas. A grande vantagem das células-tronco, além da pluripotência, é que são "imortais": podem ser multiplicadas in vitro indefinidamente, sem perder suas características.

Com isso, Lygia repete pela primeira vez no Brasil o que foi feito dez anos atrás pelo pesquisador James Thomson, da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), que derivou a primeira linhagem celular de embriões humanos em 1998.

Fonte: O Estadao.com.br

Um comentário:

Baldoino disse...

Comentários no Globo Ciências:

Dumbledore
03/10/2008 - 19h 10m
Faço votos que as pesquisas dêem resultado, incluindo as com CTEs.
Já que as pesquisas são respaldadas pela lei, não faz sentido algum torcer contra...

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui
#

desiree amaral
03/10/2008 - 16h 26m
Sou diabética há 25 anos, c/ complicações, e não é fácil viver com o fantasma de uma possível cegueira, ou hemodiálise, amputações, etc. Dormir toda noite sem saber se no próximo dia estarei enxergando... Agradeço a Deus, todos os dias, por tudo que ele me dá, e apenas peço uma luz para a minha cura, não só minha, mas de todos aqueles que sofrem desse "mal". Quero apenas viver em paz, enxergando e com todos os meus órgãos em pleno funcionamento para o resto da vida. Não quero morrer aos poucos.

Dumbledore
03/10/2008 - 14h 25m
A meu ver, você faz uma avaliação superficial, mas tudo bem... Seria, por exemplo, como não se importar com os cidadãos do Japão porque você não os vê.
Mas você tem uma grande vantagem sobre os outros que discutiram aqui: admite o que pensa, coisa que os outros não conseguem fazer, sempre negando que haja vida em um embrião, o que é claramente um absurdo. Ou será que os cientistas brasileiros fizeram uma linhagem de células-tronco mortas?

Liciane Roling
03/10/2008 - 11h 50m
Eu não estou acreditando em opiniões que contrariem a ciência. Eu admito que tem vida no embrião. Mas o famoso ditado ¨o que os olhos não vêem o coração não sente¨ veio bem a calhar, realmente uma pessoa que já está aqui vale muito mais que um embrião.
Eu não sou religiosa (muito pelo contrário).

Dumbledore
03/10/2008 - 11h 26m

Aqui vale o famoso "o que os olhos não vêem o coração não sente". Como "não se vê" o embrião, prefere-se "fingir" que ele não é humano e destruí-lo para "salvar vidas". Mas isso vai claramente contra o que a Ciência diz, sem contar que não há perspectiva de salvar vidas com CTEs tão cedo.
Mas é um direito seu acreditar em opiniões que contrariam o que a Ciência diz. Muitos religiosos (provavelmente a maioria deles) fazem isso o tempo todo.

Liciane Roling
03/10/2008 - 11h 15m
Dumbledore, entendo que você esteja a favor de proteger vidas. Mas, (opinião pessoal), analisando de forma fria, eu valorizo muito mais alguém com uma história de vida e com afetos e valores no mundo, do que um embrião que remotamente pode tornar-se alguém com história, afetos, valores, vivências etc.
Parabéns por ser tão determinado... diria até insistente acho que deste 185 comentários 30% deve ser seu.

Dumbledore
03/10/2008 - 08h 19m
Destaque para o item 6 do link que mandei.

Dumbledore
03/10/2008 - 07h 03m
Engraçado... Agora todos querem contrariar o que aprenderam no primeiro grau:

http://www.tagnet.org/abs/desbravadores/especialidades/natureza/anfibios.shtml
Como se o ovo fosse um ser de outra espécie que em um determinado momento vira sapo...
Provem que isso está errado, que todas as crianças do mundo estão sendo enganadas pelos professores...

Dumbledore
02/10/2008 - 22h 50m
A propósito, vocês já procuraram para saber como foi tomada essa decisão sobre o momento de considerar uma pessoa morta?
É bom conhecer...

Dumbledore
02/10/2008 - 22h 48m
Lá vai a discussão pro lado da religião de novo... E quem leva pra esse lado? Adivinha! Justamente os que são contra... Parece brincadeira, mas não é...
Não existe "início da vida" como vocês estão citando. A vida se iniciou uma única vez, no primeiro ser unicelular do planeta. A partir daí foi evoluindo. Portanto não faz sentido usar o mesmo critério usado para a morte.