Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PESQUISADORES DESCOBREM SORO DA MEMÓRIA

Rio de Janeiro, década de 20. A Cidade Maravilhosa está nos arquivos da Cinemateca e nos livros de História. Imagens de um tempo inesquecível em branco e preto. Mas, nas memórias da escritora Maria Augusta Machado, de 93 anos, elas estão fresquinhas, cheias de cores e detalhes.

"Eu lembro quando foi declarada a guerra", conta ela. Neurônios afiados. Quem não gostaria de chegar a essa idade como ela? "Conheci o Corcovado sem estátua", recorda.

Grandes vultos do passado? Nas lembranças de dona Maria Augusta, parecem velhos conhecidos. "Ele tinha um chapéu meio inclinado. Era um homem baixinho, magrinho, esquisitinho, que ficava vendo as crianças brincarem. Mas eu não sabia quem era porque nunca contavam às crianças. Era Santos Dumont. Cansei de vê-lo sentado", afirma.

Os avanços da medicina estão fazendo o homem viver mais e melhor. Mas, às vezes, o cérebro não acompanha, falha, sofre com as chamadas enfermidades da velhice, como o Alzheimer, a doença do esquecimento. Para vencer esse mal, a ciência está diante do seu maior desafio: decifrar o enigma do órgão que comanda nossa existência.

Fonte : Globo Reporter

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se o leite usado na experiÊnci apode ser fervido antes já que é de saquinho.

Baldoino disse...

acho que como o leite é pasteurizado não é necessario ferver?

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de saber, se o soro proveniente da produção de laticinios (extração atrevez do qualho), teria o mesmo efeito que o produzido com o Limão?

Muito obrigado, fico no aguardo.

Baldoino disse...

Anonimo a experiência fala no uso do suco de limão, achamos que a utilização de outros metodos de separação não teria o mesmo efeito.