Visualizações de página do mês passado

sábado, 14 de fevereiro de 2009

7 perguntas sobre o Alzheimer

por DIOGO SPONCHIATO

1. Afinal, o que é a doença?

Trata-se da destruição progressiva dos neurônios. A devastação começa no hipocampo, a área onde se processa a memória e, com o tempo, se alastra por outros cantos do cérebro. Por isso, ficam comprometidas funções cognitivas essenciais, como a gravação das lembranças e a orientação do indivíduo no tempo e no espaço.

Fonte : Saúde; é Vital

Um comentário:

Baldoino disse...

Recebi por e-mail o depoimento abaixo de uma amiga dos nossos bate-papos.

Não vou declinar o seu nome por motivos óbvios, mas sinto que o caso dela merece uma atenção especial, sem entrar no mérito das medicações pois isso compete ao medico que cuida do seu marido, já passei por e-mail algumas orientações, gostaria de contar com a ajuda de todos.

Sr.Baldoino,
Tenho acompanhado pela Internet os Chat das segundas-feiras, gostaria muito de pedir a sua ajuda, tem certos detalhes que evito colocar, pois tenho receio de criar alguns problemas com meu marido, ele é muito interespectivo e muito nervoso não gosta que me meta na adoção dos medicamentos.

Ele tem 76 anos e há muito tempo venho notando a sua falta de memória, coisas banais inicialmente como não saber onde colocou as chaves do carro, o que comeu no almoço etc. os irmãos comentam que quando tinha 15 anos notavam que ele era muito distraído e saia passeando sem rumo e a família procurava aflita sem saber onde estava, mas tem um detalhe que me chama a atenção certos assuntos ele grava e não esquece as minúcias, por exemplo coisas relativos aos irmãos e familia dele.

Na família existe uma tia que tem Parkinson, de tanto insistir com ele foi consultar um neurologista que solicitou alguns exames, na ressonância observou um desvio cerebral e diagnosticou que ele tem Alzheimer e receitou Excelon (adesivo uma vez por dia e Ebix duas vezes), entretanto depois de medicado ele vem apresentando uma aceleração na falta de memória que esta me deixando apavorada, desconfio que ele não vem seguindo as recomendações medica e até toma os medicamentos de maneira errada, já observei que dia sim dia não ele coloca o adesivo e já o peguei tomando o Ebix mais de duas vezes, noto muito todo mundo falando em ação medicamentosa será que a aceleração na falta de memória esta no fato de não observar as recomendações medicas? É normal essa grande perda de memória de repente? Estou apavorada e não sei que rumo tomar, estou pensando em sugerir para ele procurar outro medico, mas tenho receio de deixar ele mais nervoso e complicar mais as coisas.

Agradeço a sua atenção,