Visualizações de página do mês passado

sábado, 7 de março de 2009

PAULO JOSÉ UMA PERSONALIDADE PARKINSONIANA

Paulo José:
"Lula é uma mistura de Macunaíma e Policarpo Quaresma"

Por Thiago Stivaletti, colaboração para o UOL

Divulgação

O ator Paulo José, que ganha mostra retrospectiva dos seus 40 anos de carreira no cinema

Para entender a importância de Paulo José para o cinema brasileiro, é só pensar na seguinte situação: imagine que Pelé, no auge de seu talento, pudesse jogar pelo Santos, pelo Corinthians e pelo Flamengo no mesmo campeonato.

Hoje com 68 anos, ele foi o ator-chave das obras fundamentais do Cinema Novo de Joaquim Pedro de Andrade ("O Padre e a Moça", "Macunaíma"), das misturas de história de amor e comédia inteligente de Domingos de Oliveira ("Todas as Mulheres do Mundo", "Edu, Coração de Ouro", "A Culpa"), e de um drama intimista de Walter Hugo Khouri ("As Amorosas"), conhecido como o Antonioni brasileiro e considerado um "inimigo estético" pelos cinema-novistas.

Em entrevista pouco antes da abertura da mostra em sua homenagem no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, o ator se mostra disposto, apesar dos leves tremores na mão direita, sintomas do mal de Parkinson.

Fonte : Portal do Envelhecimento

Um comentário:

Baldoino disse...

A entrevista no Portal do Envelhecimento é antiga, mas vale a pena destacar algumas partes das entrevistas desse grande guerreiro, uma personalidade de destaque da nossa comunidade parkinsoniana.

A entrevista na Revista Beija-flor Editada pela ABP nos traz uma receita que passou fazer parte da literatura da Doença de Parkinson.

ENTREVISTA DO ATOR PAULO JOSÉ NO RODA VIVA
ECOS DA ENTREVISTA DO ATOR PAULO JOSÉ NO RODA VIVA DIA 30 MAI 07
Escreveu o articulista RICARDO SILVESTRE na ZERO HORA desta sábado, dia 02 Jun 07:

"O ator Paulo José, esbanjando talento e lucidez, contrasta com a debilidade do seu corpo que sofre de Mal de Parkinson. Para lembrar: o diagnóstico foi dado a ele há mais de 10 anos. O médico lhe disse que se tratava de uma doença degenerativa, progressiva e irreversível. Depois de passar um tempo chateado, pensando no peso destas palavras, Paulo concluiu que , na verdade, todos sofrem disso. A vida é que é degenerativa, progresiva e irreversível. Esta luz levantou o ânimo dele e , desde então, faz suas coisas Com todo o gás."

ENTREVISTA NA ABP PARA REVISTA BEIJA-FLOR - MATERIA DE CAPA DA EDIÇÃO ESPECIAL Nº56
A volta por cima do ator Paulo José.

e sua Receita no combate a Doença de Parkinson....

“Trabalho contra todos os sintomas do envelhecimento, de degeneração, faço exercícios fortes para diminuir efeitos”.

“Eu sempre fiz muita coisa, a cabeça não para de funcionar.
Acontece o seguinte: você fecha uma porta e abre outra.Eu adquiri mais concentração depois do Parkinson e passei a escrever melhor"....

“Se pudesse dar algum conselho para um parkinsoniano, qual seria?
Procurar continuar a fazer o mais possível tudo o que já fazia antes. Não adianta pensar que a vida acabou porque esta com Parkinson...”

"Muitas Vezes é difícil, mas tem que trabalhar muito nesse sentido.
Tem que querer viver é importante isso"....