Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 9 de março de 2009

TRATAMENTO ALTERNATIVO - PILATES

TRATAMENTO ALTERNATIVO - PILATES
EM 1883 NASCE NA ALEMANHA JOSEPH HUMBERTUS PILATES, CRIADOR DO MÉTODO PILATES. É UMA FORMA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, QUE PROMOVE O EQUILÍBRIO ENTRE CORPO E MENTE. TEM COMO OBJETIVO FORTALECER OS MÚSCULOS E MELHORAR A FLEXIBILIDADE DO CORPO. PARA ATINGIR PLENAMENTE OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO TRABALHA-SE UMA TÉCNICA BASEADA EM 4 PRINCÍPIOS, A SABER:
• RESPIRAÇÃO;
• CONTROLE DE CENTRO;
• ALONGAMENTO AXIAL;
• INTEGRAÇÃO DO MOVIMENTO.
DENTRO DO MUNDO PILATES, HÁ COMO PRATICAR O MÉTODO POR MEIO DE MOVIMENTOS FEITOS NO CHÃO – TÉCNICA CONHECIDA POR MAT PILATES, OU POR MEIO DE APARELHOS. QUANDO EXECUTADO NO CHÃO É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO ALUNO O RECRUTAMENTO NEUROMUSCULAR SUFICIENTE PARA VENCER A FORÇA DA GRAVIDADE EM CADA POSTURA, REVELANDO-SE UM BENEFÍCIO DA TÉCNICA. OS MÚSCULOS SÃO TRABALHADOS DUPLAMENTE, OU SEJA, SÃO TONIFICADOS E ALONGADOS AO MESMO TEMPO.
APESAR DE SER UM MÉTODO COM POUCAS RESTRIÇÕES, É IMPORTANTE QUE SEJA ACOMPANHADO POR UM PROFISSIONAL CAPACITADO PARA IDENTIFICAR O LIMITE DE CADA PRATICANTE, COMO O FISIOTERAPEUTA E/OU O EDUCADOR FÍSICO, VISANDO NUNCA SOBRECARREGAR UM DETERMINADO SEGMENTO CORPORAL E GERAR O RISCO DO DESENVOLVIMENTO DE LESÕES. NOTA-SE UMA POTENCIALIZAÇÃO DOS BENEFÍCIOS PROMOVIDOS PELO MÉTODO QUANDO ASSOCIADO À PRÁTICA DO RPG – REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL, PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE APRESENTAM VÍCIOS POSTURAIS.
DE UM ABDÔMEN MAIS DEFINIDO AO AUTOCONTROLE, DESENVOLVEM-SE MÚSCULOS FIRMES, FORTES E ALONGADOS, MELHORIA DA POSTURA, ARTICULAÇÕES MAIS SAUDÁVEIS, APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE DE RESPIRAÇÃO E TOLERÂNCIA AO ESTRESSE. É POR ISSO QUE O PILATES CONQUISTA NOVOS ADEPTOS A CADA DIA.

NATÁLIA BENATTI GALCERAN (CREFITO 27060-LTF)
ELIZABETH TANAKA OBARA (CREFITO 3/27883-F)

http://www.emcondominios.com.br/materia_detalhe.asp?id=549

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá somos do Rio Grande do Sul temos um caso bem avançado na familia. Gostariamos de maiores informações sobre tratamento e medicação adequada para o alivio dos movimentos invonluntários.

Baldoino disse...

Distonia

A Distonia é um distúrbio caracterizado por contrações musculares mantidas, podendo causar torção, movimentos repetitivos ou posturas anormais. Elas estão presentes em um extenso grupo de enfermidades, de diferentes origens, com evoluções muito variáveis. O termo Atetose, por exemplo, foi durante muito tempo considerado um distúrbio do movimento classificado entre as “Coréias” (de ocorrência maior nas mãos, com movimentos mais lentos), entretanto, no momento é reconhecida como uma forma de Distonia.

A maioria das distonias crônicas possui uma origem genética, mas também pode ser causada por uma falta de oxigenação cerebral grave no nascimento. A Distonia também pode ser causada por intoxicações por metais e acidente vascular cerebral (Derrame) ou ainda por uma reação a medicamentos antipsicóticos.