Um brasileiro está revolucionando a neurociência e pode estar perto de descobrir um caminho para atenuar os sintomas do mal de Parkinson, doença que atinge cerca de 200 mil brasileiros - e que se caracteriza pelo mau funcionamento dos neurônios. O novo tratamento deve ser testado em humanos no ano que vem.
O Mais Você convidou o médico Manoel Jacobsen Teixeira, neurocirurgião e grande especialista em doenças como o mal de Parkinson, para explicar melhor o que é a doença e o significado da pesquisa do neurocientista Miguel Nicolelis.
Ana Maria também recebeu a apresentadora Xuxa. A mãe da rainha dos baixinhos tem a doença e ela aproveitou para tirar algumas dúvidas. “Minha mãe toma remédios há alguns anos e a quantidade de remédios é muito grande! Queria saber se essas técnicas que estão surgindo melhoram problemas decorrentes dos remédios. Uma pessoa que teve, por exemplo, um comprometimento na fala, ela pode voltar a falar normalmente?”, perguntou Xuxa.
Segundo o médico, é possível ter bons resultados com a cirurgia. Manoel Jacobsen acrescentou que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a doença pode atingir os jovens. “Pessoas de menos idade podem ter a doença com as mesmas características”, falou.
Ana Maria recebeu ainda a psicóloga Monica de Oliveira Souto, que sofre do mal de Parkinson há onze anos e já escreveu um livro sobre o assunto. “É bom procurar ajuda nos grupos de apoio. Quando a pessoa se isola, ela perde a esperança”, falou.
Fonte : Mais Você
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Um comentário:
Bom em saber q pessoas com essa Doença pode progredi na vida pois meu pai tem a doença a 6 anos e temos a esperança pela cura.
Postar um comentário