Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Para que servem os amigos? Para uma vida mais longa

Estudos mostram que pessoas com mais amigos vivem mais.
Ter boas companhias também ajuda a combater depressão.

Tara Parker-Pope Do 'New York Times'

Na jornada por uma saúde melhor, muitas pessoas se voltam a médicos, livros de auto-ajuda ou suplementos de ervas. Porém, elas ignoram uma poderosa arma capaz de ajudá-las a combater doenças e a depressão, acelerar a recuperação, retardar o envelhecimento, e prolongar a vida: seus amigos.

Foto: Stuart Bradford/NYT

Amigos ajudam a preservar a saúde? (Foto: Stuart Bradford/NYT)

Recentemente, pesquisadores estão começando a prestar atenção na importância da amizade e das redes sociais para a saúde em geral. Um estudo australiano de 10 anos descobriu que pessoas mais velhas com um grande círculo de amigos tinham uma chance 22% menor de morrer durante o período do estudo, em relação àqueles com menos amigos. Um grande estudo de 2007 mostrou um aumento de quase 60% no risco de obesidade entre pessoas cujos amigos ganhavam peso. No ano passado, pesquisadores de Harvard relataram que laços sociais fortes poderiam promover saúde cerebral conforme envelhecemos.

Fonte : G1 - Ciência&Saúde/medicina

Um comentário:

Baldoino disse...

Isso é mais uma verdade verdadeira. Nos nossos bate-papos temos vários depoimentos de amigos que passaram a ver a DP com outros olhos e estão convivendo melhor com a doença.
“Juntos, VENCENDO o Parkinson”.