Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ABORRECIMENTO, EMOÇÃO FORTE PODEM SER CAUSAS DA DP?

Navego sempre que posso pelas comunidades relacionadas com a doença de Parkinson (DP) e aprendo e reflito o que leio nas diversas opiniões de portadores, cuidadores e profissionais envolvidos e interessados no assunto.

Uma indagação de um cuida dor feita em uma das comunidades, foi: ESTRESSE, SUSTO, ABORRECIMENTO, EMOÇÃO FORTE PODEM SER CAUSAS DA DP?

Muitos fazem relação ao período do diagnóstico a um dos fatos indagados. Nunca tinha analisado o meu caso aos fatos em questão. Mas, refletindo e retroagindo a memória, (que não é afetada pela DP) relacionei o momento do meu diagnóstico ao assunto. Na época, vivia uma fase muito estressante em minha vida profissional. Trabalhava de 12 a 14 horas por dia, sempre sob uma enorme pressão.

Era uma obra que tinha que ser inaugurada com data marcada, E FOI. Não tinha tempo para nada, nem para mim nem para minha família. Dois meses após conclusão da referida obra, veio o diagnóstico. DOENÇA DE PARKINSON. Não quero, relatando o fato que ocorreu comigo, dizer que o estresse foi o causador da DP. Porém advogo como a causa da explosão da mesma. Após ter lido a indagação que motiva o assunto, passei a pergunta aos portadores com quem convivo: Na época do seu diagnóstico, houve alguns dos fatos relacionados?

PARA VER A MATÉRIA COMPLETA CLIQUE NA FONTE:


Fonte : Genário Couto

6 comentários:

Baldoino disse...

Genário,
Na família tenho um caso de uma prima que a DP foi diagnosticada após a morte do marido e filho.

Minha irmã já apresentava alguns sintomas antes da morte do meu cunhado, mas foi após a sua morte que foi diagnosticado a DP.

Seria interessante que outros amigos DP colocassem seus depoimentos.

Renato Coutinho disse...

Genário,
Lendo seu escrito, puxei na memória quando do início da minha doença.

Trabalhava numa grande empresa como Auditor Interno, e o meu gerente, (acho que por não gostar de mim), me pressionava tanto, que chegou a ficar insurpotavel, me apertava tanto, exigia tanto de mim, que quase virei suco. Eu estava a ponto de pedir demissão, quando me afastei pelo INSS.

Acho pertinente sua colocação, culpo esse gerente como parte responsável da minha doença, e acho bom a gente levantar esta questão, aos demais colegas.
Renato

Hugo disse...

Concordo em gênero, grau e número. Parkinson, acredito ser uma pré disposição genética/biológica, desencadeada por stress emocional agudo. No meu caso, desemprego seguido de separação conjugal.

Iris Scarabucci disse...

Genário, Gostei da matéria.Acho que devemos nos preocupar mais com as causas e o porque da doença. Assim quem sabe os médicos se interessem mais por descobrirem .No meu caso, foi estresse.Tive perdas familiares, muita pressão no trabalho etc...Acho que devemos valorizar mais assuntos pertinentes e que vai nos trazer benefícios futuros.Continue levantando nossa bandeira. Após ter perdido 2 irmãos e um cunhado em um tempo curto apareci com a doença.

Iris Scarabucci disse...

Baldoino, ótima sugestão para ser tema do CHAT. Quem após perdas e forte estresse foi acometido ou diagnosticado com Parkinson?
ou reformule a pergunta. Vai ser um bom tema pegando o gancho do Genário.

Anônimo disse...

Concordo que o stress, seja o agente disparador do gatilho do pk, mas só para os que já tem prédisposição ao mal, senão todas as pessoas que viveram ou vivem no stress constante que hoje é a maioria estaria todas parkinsonianas,é obvio.