Visualizações de página do mês passado

domingo, 28 de junho de 2009

CUIDADOS COM A NOVA GRIPE

A propagação da nova gripe mudou a rotina de várias cidades brasileiras. [...]

"O vírus se pega de uma forma muito fácil: as pessoas espirrando, tossindo ou conversando. Pela saliva sai o vírus. A outra pessoa inala e acaba adquirindo a doença"
, explica o médico infectologista David Uip. Como o vírus H1N1 é novo, ninguém tem imunidade a essa gripe. Por isso, o número de casos se multiplica tão rapidamente. [...]

"A partir do momento que você entra em contato, você pode demorar até sete dias para começar a apresentar os sintomas. Mas durante este período você pode transmitir esse vírus para outra pessoa", diz a virologista Viviane Botosso, da Universidade de São Paulo (USP). [...]

Usar máscara é uma maneira eficaz de se prevenir da nova gripe? - "Não. Primeiro: a máscara tem uma durabilidade de poucas horas. Com a fala e a respiração, ela é umidificada. Quem eventualmente deve usar a máscara é o doente, para não transmitir o vírus", orienta o médico David Uip.

"Eu sou um dos casos confirmados com o vírus da nova gripe. Tive bastante febre, muita coriza, fiquei com o nariz entupido e senti dores no corpo", descreve o ator Fernando Peiter.

Os sintomas são muitos diferentes da gripe suína para a gripe comum?

"A única forma de se ter certeza da doença é pelo exame de laboratório. Os sintomas são muito parecidos", diz o médico David Uip.

Apenas três laboratórios no Brasil têm tecnologia para detectar o vírus, presente em secreções do nariz e na garganta. O Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, faz parte de uma rede internacional que monitora a composição do H1N1.

"Se houver uma modificação grande no vírus, a doença pode se tornar grave", esclarece a diretora do Instituto Adolfo Lutz, Marta Lopes Salomão.

Alguns cuidados simples são fundamentais para evitar que o vírus se alastre.

"Se você for espirrar ou tossir, proteja sua boca, ponha um lenço", aconselha David Uip.

"Uma forma muito importante de tentar bloquear essa transmissão é lavar as mãos constantemente", acrescenta Viviane Botosso.

Atenção para a forma correta: ensaboe, esfregue as costas das mãos, lave entre os dedos e, em seguida, limpe as unhas.

Que tipo de postura os pais devem ter para as férias? - "Tudo o que culminar com aglomerações, pessoas ficarem muito próximas, deve ser evitado", alerta David Uip. [...]

Ler reportagem completa:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1210919-15605,00.html

Nenhum comentário: