Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Acervo da biblioteca britânica disponível na internet

É só clicar e conhecer. A segunda maior biblioteca do mundo caiu na rede de computadores.

Marcos Losekan - Londres

Mais uma fonte de informação confiável na internet. É a biblioteca britânica que disponibilizou na web um acervo gigante de livros, jornais, artigos.

Não é à toa que o prédio, no centro de Londres, ficou conhecido como ''a catedral do conhecimento''. A famosa biblioteca britânica, a segunda maior do planeta só é menor do que a biblioteca do congresso americano. São nove andares num edifício do tamanho de quatro campos de futebol, três andares para cima e seis para baixo.

No subterrâneo, protegido de radiação, de umidade e de vandalismo, está guardado o tesouro que ocupa nada menos que 630 km de prateleiras, o equivalente a distância entre Salvador e Maceió.

Livros, mapas, jornais... Tudo catalogado, organizado, fácil de ser encontrado pelos bibliotecários que trabalham no acervo.

Os leitores escolhem os livros num menu, no computador. Os bibliotecários recebem o pedido na hora e enviam os livros para o andar de cima, por meio de um sistema mecânico. É a tecnologia transportando cultura.

São aproximadamente 150 milhões de fontes de informação. Imagina ter acesso a tudo isso instantaneamente e sem ter que viajar à Londres. Afinal, a segunda maior biblioteca do mundo está acessível pela internet.(...)

Fonte :
Jornal Hoje da Globo

Nenhum comentário: