Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Medicamentos antipsicóticos podem piorar o diabetes, indica estudo

Entre as pessoas mais velhas com diabetes, aqueles que tomam medicações antipsicóticas têm até 15 vezes maior risco de serem hospitalizados com níveis de glicose "perigosamente altos", segundo estudo publicado esta semana na revista Archives of Internal Medicine. De acordo com os autores, o risco de hiperglicemia é particularmente maior no início do tratamento.

Anteriormente usadas apenas para o tratamento da esquizofrenia, as drogas antipsicóticas têm sido utilizadas também em casos de demência. Porém o novo estudo indica que elas podem tornar o controle dos sintomas do diabetes mais difícil, principalmente para pessoas com mais de 65 anos, desencadeando mudanças potencialmente fatais na glicose.

Acompanhando mais de 13,8 mil pacientes diabéticos, com média de idade de 75 anos, e que começaram a usar antipsicóticos entre os anos de 2002 e 2006, os especialistas registraram 1515 casos de hiperglicemia tratados em hospitais. E as análises mostraram que aqueles que tomavam esses medicamentos rotineiramente tinham 50% maior risco de precisar de atendimento médico por causa da alta da glicose do que os que haviam interrompido o tratamento. (...)

Fonte : boa Saúde

Nenhum comentário: