Visualizações de página do mês passado

sábado, 11 de julho de 2009

Mal de Parkinson

A doença não tem cura, mas tem tratamentos eficazes que auxiliam na diminuição dos sintomas.
O mal de Parkinson é uma doença neurológica que compromete os movimentos.

Essa doença recebeu esse nome porque em 1817, James Parkinson descreveu pela primeira vez uma doença neurológica que comprometia os movimentos, esta, recebeu o seu sobrenome. Ela provoca a degeneração progressiva dos neurônios de uma região do cérebro chamada substância negra, que controla os movimentos e o equilíbrio do corpo. Os neurônios dessa região produzem uma substância chamada dopamina. No mal de Parkinson os neurônios morrem e deixam de produzir essa substancia e é falta dela que causa os sintomas da doença.


O Papa João Paulo II apresentava os sintomas do Mal de Parkinson. Foto:Reprodução

O Papa João Paulo II apresentava os

sintomas do Mal de Parkinson. Foto:Reprodução

Pessoa que apresenta o mal de Parkinson pode ter sintomas como tremores, rigidez de músculos, dificuldade de caminhar e de se equilibrar e até mesmo de engolir os alimentos. O principal sintoma do mal de Parkinson, o tremor, geralmente ocorre nos membros do corpo quando estes estão parados. Com o movimento há a tendência de o tremor diminuir. Da mesma forma, durante o sono, o tremor também pára. Os outros sintomas ainda podem se manifestar como a dificuldade de começar um determinado movimento e o rosto, que pode ficar rígido, com diminuição da expressão facial...

... Atualmente novos remédios e várias formas diferentes de tratamentos vêm surgindo. Sobre isso o Dr. João Carlos Papaterra Limongi, neurologista e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, comenta que os tratamentos modernos aliviam os sintomas, controlam a evolução da doença e permitem aos doentes a continuação das suas atividades diárias. Assim, consulte um médico e receba um diagnóstico, saiba que mesmo apresentando o mal de Parkinson, é possível ter uma vida normal e, principalmente, tendo uma boa qualidade de vida.

Fonte : Portaisdamoda

2 comentários:

GENARIOCOUTO disse...

NÃO SEI PORQUE MAL DE PARKINSON.ESTA DOENÇA FOI INICIALMENTE CHAMADA DE "PARALISIA AGITANTE"EM 1817 PELO MEDICO INGLES JAMES PARKINSON. PASSADO QUASE MEIO SECULO , EM 1875. VEIO A PRIMEIRA GRANDE CONTRIBUIÇÃO A ESS A DOENÇA, PELO BRILHANTE MEDICO FRANCES JEAN MARTIM CHARCOT, TIDO COMO O PAI DA NEUROLOGIA,OBSERVANDO DOIS ASPECTOS POLARES: O TREMOR E A RIGIDEZ. E SUGERIU Á COMUNIDADE CIENTIFICA O NOME DE DOENÇA DE PARKINSON E M HOMENAGEM OA MEDICO INGLES O QUE FOI ACATADO. NAO SEI DE ONDE SURGIU Ö MAL", NOME QUE NAO GOSTO.

Baldoino disse...

Amigo Genario eu também não gosto, mas tudo depende que como sintonizamos, o mal esta onde queremos que esteja eu sugeri mudar o nome da comunidade "CONTRA O MAL DE PARKINSON" no Orkut, depois chegamos à conclusão que rótulos não significam muito, mas o conteúdo isso sim é importante, veja abaixo como curiosidade o que alguns amigos falaram a respeito:

Portadores do Bem de Parkinson ... no meu entender dá uma conotação otimista, exclui o termo mal, que por si só, denota negativismo ... tenho que ter fé e esperança que a cura está próxima ... o mundo evolue e a medicina idem, já temos o adesivo ... enfim, tenho que acreditar, Mateus 8

No Bem do Parkinson e da Vida.
Tem tudo haver com essa trajetória de quem enfrenta dia a dia essa luta pela vida.
O BEM ... palavra suave, sublime, simples, amável, confortante...

http://www.orkut.com.br/Main#CommPollResults.aspx?cmm=5405648&pct=1178443960&pid=1495538668