Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cuide do intestino e proteja o corpo inteiro

Ele é a porta de entrada para nutrientes essenciais à nossa sobrevivência, mas também para bactérias danosas e toxinas. E, quando os problemas se manifestam ali, podem afetar muitos outros cantos do organismo

por Paula Desgualdo
design Darlene Cossentino
ilustrações Cecília A

O elo entre a sua saúde, no sentido mais global, e o bom funcionamento da víscera de 9 metros acomodada na cavidade do abdômen é mais estreito do que se imaginava. Prova disso é um novíssimo e polêmico estudo publicado no periódico americano Hepatology. O trabalho associa a presença de bactérias maléficas no intestino ao acúmulo de gordura no fígado — doença conhecida como esteatose e que, com o tempo, pode levá-lo à falência.

A notícia, como tudo o que é novidade na medicina, foi recebida com cautela. “Não conheço outros trabalhos que estabeleçam essa relação”, comenta o gastroenterologista Elinton Chaim, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. De fato, o mecanismo por trás dessa ligação não foi elucidado pelos autores, que são da Universidade Católica de Roma, na Itália. Por outro lado, o trabalho não é a única evidência de reflexos do intestino em outras partes do corpo.

Fonte : Revista Saúde É Vital

Nenhum comentário: