Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Aquecimento e prevenção de lesões
É importante fazer aquecimento para que o corpo se adapte do repouso à atividade intensa, evitando lesões.
O aquecimento antecede qualquer atividade física, assim antes de iniciar um treinamento, é fundamental aquecer o corpo para obter o maior rendimento possível, protegendo as articulações e prevenindo-se contra lesões, além de garantir entusiasmo e concentração. A falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento. A duração varia de 15 a 30 minutos.
O aquecimento deve ser planejado de acordo com:
1. a idade (menos idade, menos tempo),
2. o tipo de atividade física (para um esporte ou uma atividade intensa, procure um especialista),
3. o seu condicionamento físico (menos habituado a exercícios, menos intensidade),
4. a hora do dia da atividade (de manhã o aquecimento é mais lento)
a temperatura (se faz frio, precisamos aquecer mais). No frio, os músculos se tornam menos elásticos e o risco de ter uma lesão muscular é 30% maior do que no verão.
Depois do exercício feito, é necessário fazer novamente um bom alongamento para ajudar a relaxar a musculatura. Isto evita lesões, principalmente as mais comuns que são aquelas onde há o rompimento de algumas fibras musculares, mas não há lesão total ou completa do músculo.
O aquecimento e o alongamento dão tempo para que a pessoa se adapte do repouso à atividade intensa. Sem eles, os músculos podem ser exigidos bruscamente resultando em lesões.
As causas de lesões tem motivos variados: desde a falta de aquecimento até o despreparo de condicionamento físico da pessoa. O perigo é ainda maior para aquelas pessoas que não se exercitam regularmente, principalmente para os “atletas de fim de semana”, que não apresentam um bom preparo físico,
incluindo resistência muscular, flexibilidade etc.
Alguns exemplos de aquecimento geral: pular corda, esteira, bicicleta ergométrica.
Os benefícios do aquecimento são muitos. Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos suscetíveis a
danos.
Abaixo deixo alguns links sobre o assunto, que eu considero de grande importância para quem deseja ter um bom aproveitamento em suas atividades físicas. São textos que abordam mais detalhadamente sobre os tipos de aquecimento (com exemplos) e seus benefícios.
De qualquer modo, antes de iniciar uma atividade física, mesmo que seja leve, é importante consultar um profissional, fazer uma avaliação física, para juntos encontrar qual atividade física está mais indicada a cada pessoa. Para quem já pratica algum esporte ou faz algum tipo de treinamento, é sempre bom lembrar de fazer ao menos uma avaliação anual.
http://extremebjj.com/esportes/?p=2774
http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Aquecimento_e_Alongamento
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/050711_fit_aquecimento.htm
http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=139
http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=146&titulo=Aquecimento+e+ati
http://boaforma.abril.com.br/fitness/40.shtml?sliden=6&pagin=0 [explicando o movimento]
Abraços, e bom treinamento. *TT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário