O Rio de Janeiro foi escolhido nesta sexta-feira (2) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede das Olimpíadas de 2016. É a primeira vez na história dos Jogos – iniciada em Atenas, em 1896, – que um país da América do Sul conquista o direito de sediar a competição. Na votação final estavam apenas o Rio e Madri, e a vitória foi esmagadora: 66 votos para o cidade brasileira e 32 para espanhola.
Nas fases anteriores da eleição, realizada em Copenhague (Dinamarca), sede da 121ª Sessão do COI, caíram Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão). A primeira cidade a sair da disputa foi a americana, que obteve a menor quantidade de votos entre os 95 eleitores que puderam participar da primeira rodada. O resultado foi uma enorme surpresa, já que Chicago era apontada como a principal favorita. Na segunda rodada de votação foi a vez de Tóquio deixar a disputa.
Dos 106 membros do COI, dois não conseguiram viajar para a Dinamarca e não puderam votar – o jogador de hóquei finlandês Saku Koivo e o ministro das Comunicações de Guiné, Alpha Diallo. Assim, como os eleitores nascidos nos países que estão na disputa só votam quando sua cidade é eliminada, apenas 95 pessoas votaram na primeira rodada. Na segunda, os dois membros americanos do COI votaram, levando o total de votos para 97. Na final, os dois representantes japoneses também entraram na votação, levando o total para 99. O Rio recebeu 66 votos, Madri, 32 e houve ainda uma abstenção. (...) segue
Fonte : Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário