Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RASAGILINA PODE RETARDAR A PROGRESSÃO DO PARKINSON

A doença de Parkinson é grave. Seus sintomas, entre eles os conhecidos tremores, a lentidão de movimentos e a rigidez muscular, manifestam-se primeiro de forma sutil, mas depois evoluem progressivamente, prejudicando pouco a pouco a qualidade de vida do paciente. Sua incidência é alta. Calcula-se que um em cada 100 indivíduos com mais de 65 anos desenvolvam a enfermidade. Até por essa gravidade, a ciência tem investido na procura de novas informações que elucidem o mecanismo da enfermidade e também no desenvolvimento de drogas mais eficazes. Felizmente, há bons resultados desses esforços. Hoje temos um ótimo arsenal medicamentoso, que ao lado de outras formas de tratamento como a fisioterapia e a fonoaudiologia, além de outras atividades físicas, proporcionam ao paciente uma boa qualidade de vida por muitos anos.

A matéria a seguir foi divulgada em todo o mundo, principalmente nos sites relacionados à doença de Parkinson, sejam de entidades médicas, de pacientes e outros, é o último trabalho científico a respeito desse medicamento que representa mais um passo para que o tratamento do Parkinson. A matéria foi traduzida pela educadora Kátia Tanaka.

“Segundo um dos maiores estudos já realizados sobre a doença de Parkinson (DP), pesquisadores da Escola de Medicina do Monte Sinai de Nova Iorque e publicado no The New England Journal of Medicine, a Rasagilina, um medicamento atualmente usado para tratar os sintomas da doença de Parkinson, também pode diminuir a taxa de progressão da doença. Conhecido pela sigla ADAGIO (Atenuação de Progressão da Doença com Azilect Administrado uma vez ao Dia), o estudo de 18 meses utilizou um delineamento inovador chamado de início retardado. Neste tipo de estudo, os pacientes são sorteados para iniciar o tratamento prévio ou tardiamente, e em seguida, os pesquisadores verificam se o tratamento precoce influencia o resultado ao final da visita, quando os pacientes de ambos os grupos estão sob o mesmo tratamento.

ADAGIO mostrou que os pacientes com DP, sem tratamento prévio e sorteados para iniciar a terapia com Rasagilina (Azilect®) 1 mg/dia, tiveram benefícios em 18 meses e os que não foram alcançados quando o mesmo medicamento foi iniciado em nove meses. Estes resultados confirmam a possibilidade de que a droga tem um efeito modificador da doença, retardando a progressão da doença. O estudo analisou tanto a dose de 1mg quanto 2mg de Rasagilina, usando um projeto rigoroso que incluiu três parâmetros primários. A dose de 1mg cumpriu todos os três parâmetros primários. Porém, a dose de 2mg não.

C. Warren Olanow, MD, Henry P. e Georgette Goldschmidt Professor e Presidente Emérito do Departamento de Neurologia, da Escola de Medicina do Monte Sinai, foi o principal investigador do estudo.

"A descoberta de que o tratamento precoce com Rasagilina 1mg/dia fornece benefícios que não podem ser alcançados com a administração tardia da mesma droga, indica que estes benefícios não são simplesmente devido a um efeito sintomático da droga, mas também consiste com a possibilidade de que a droga possa ter modificadores da doença, "disse o Dr. Olanow, que também é professor e diretor do Departamento de Neurociências, Robert e John M. Bendheim Centro da Doença de Parkinson, Escola de Medicina do Monte Sinai. "Se esta pode ser confirmada, seria a primeira droga determinada a ter um efeito modificador da doença, e essa notícia é excitante para a comunidade com a doença de Parkinson."

"A necessidade de terapias neuroprotetoras para diminuir ou parar a progressão da doença representa uma necessidade médica significativa na doença de Parkinson", continuou o Dr. Olanow. "Um dos obstáculos em definir tal tratamento foi a potência de tal droga em melhorar os sintomas e confundir desse modo a detecção da doença – efeito modificador. O tardio, tentou-se no início do delineamento contornar este problema e eliminar os efeitos da confusão sintomática."

"O uso do Dr. Olanow de um novo projeto de ensaio clínico ter fornecido meios mais definitivos para avaliar a neuroproteção – algo que tinha escapado por pesquisadores no passado", disse Dennis S. Charney, MD, The Anne e Joel Ehrenkranz decano da Faculdade de Medicina do Monte Sinai e Vice-Presidente Executivo de Assuntos Acadêmicos do Centro Médico do Monte Sinai. "Isto demonstra que é possível quando os médicos do Monte Sinai, colaborando com as autoridades reguladoras e cientistas, aplicam o pensamento inovador para avançar a medicina."

A primeira tentativa na doença de Parkinson em utilizá-lo como projeto principal, ADAGIO foi um dos maiores estudos já realizados nessa doença e incluiu 1.176 pacientes no estágio inicial da enfermidade em 14 países e 129 centros médicos. Eles foram randomizados para receber 1 ou 2 mg de Rasagilina por dia durante 72 semanas (início precoce) ou placebo durante 36 semanas, seguido por 1 ou 2 mg de Rasagilina por dia durante 36 semanas (atraso do início).

"Acreditamos que os resultados encontrados com a Rasagilina 1 mg/dia deve ter algo a ver com uma doença, propriedade de alteração da droga que manifestou durante a fase placebo-controlada de 36 semanas", explica o Dr. Olanow. "A incapacidade de obter resultados semelhantes com a dose de 2mg pode ser devido aos efeitos mais sintomáticos desta dose mascarando uma doença de base que modifica o efeito. Fato, uma análise de subgrupo de Rasagilina 2mg por dia nos pacientes mais gravemente afetados no estudo mostrou efeitos positivos."

Doença de Parkinson é uma condição neurológica degenerativa que afeta mais de um milhão de norte-americanos. Os estágios iniciais da doença estão associados ao comprometimento motor, incluindo tremor, rigidez e lentidão de movimentos. Enquanto a doença progride, os comprometimentos se tornam mais graves e podem incluir distúrbios da marcha com a queda e demência.

Os três parâmetros primários utilizados neste estudo foram baseadas na Escala Modificada para Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS), que é usada para verificar a progressão da doença de Parkinson em áreas como o estado mental, as atividades da vida diária e habilidades motoras. Os três parâmetros foram: 1) a taxa de deterioração da UPDRS entre as semanas 12 e 36 nos grupos início precoce versus placebo; 2) a mudança nos resultados da UPDRS entre a primeira e a última visita (72 semanas) no grupo de tratamento precoce comparado ao grupo de tratamento tardio; 3) e uma demonstração de superioridade do grupo precoce versus o grupo tardio do resultado de agravamento da UPDRS entre as semanas 48 e 72 (ou seja, se o benefício foi duradouro).

A Rasagilina é comercializada sob a marca Azilect® nos Estados Unidos pela Teva Pharmaceuticals e foi aprovado pela União Européia e FDA dos Estados Unidos em maio 2006, para o tratamento dos sinais e sintomas da doença de Parkinson idiopático como monoterapia inicial, e como terapia coadjuvante à levodopa.

O Dr. Olanow tem servido como um consultor da Teva, que patrocinou o estudo ADAGIO”

Nota da Redação: A Rasagilina (Azilect®) já tem registro regular na ANVISA. Só que ainda não está disponível em nosso mercado. O motivo? Seu alto preço inviabiliza sua aquisição pela grande maioria dos pacientes parkinsonianos. O Laboratório Teva já está instalado em nosso país, e a última informação que obtivemos foi a de que está fazendo gestões junto aos órgãos de saúde para que o mesmo seja adquirido pelo SUS e distribuído gratuitamente aos pacientes, como já ocorre com quase todos os demais medicamentos anti-parkinsonianos.

No passado a ABP teve a oportunidade de gestionar junto à ANVISA, no sentido de que fosse concedido o registro do produto, o que veio a se concretizar, tornando possível o seu lançamento comercial na rede de farmácias privadas, mas que ainda não ocorreu em face de seu alto valor. Agora, nessa fase de entendimento com as autoridades públicas para a compra do remédio pelo Governo Federal e sua distribuição gratuita nos postos de saúde do SUS, ela está disposta, se assim os responsáveis daquele Laboratório julgar oportuno, no sentido de, valendo-se de sua credibilidade, interceder junto às autoridades públicas para agilizar a solução da pendência, de maneira a que os parkinsonianos de nosso país possam dispor de mais um medicamento em seu arsenal terapêutico.

Fonte : REVISTA BEIJA-FLOR NR.60

15 comentários:

Baldoino disse...

A Revista já foi editada esta sendo enviada a todos os associados, destacamos a
Matéria de capa
: “O CANTO QUE EMOCIONA" CORAL DA ABP COMEMORA 11 ANOS"

Nossos agradecimentos a Teresa Freitas pela regência do Coral, a Denise no teclado e Rosy na guitarra, não poderíamos esquecer o Moacyr Faustino que dar todo suporte técnico para que as apresentações do Coral sejam um sucesso e aos integrantes do Coral que enchem de orgulho nossa associação.

Essa e outras reportagens deixaram a edição muito esclarecedora.
Uma fonte de informações para a comunidade Parkinsoniana de S.Paulo e do Brasil.

fabio disse...

Boa noite.

Alguém sabe onde posso encontrar o medicamento Azilect, cujo principio ativo é a rasagilina?

Obrigado.

Att Fábio

anna emilia disse...

Fabio, entre no site farmadelivery. O remedio nao pode ser vendido pela internet, mas no site vc encontra o tel do televendas

anna emilia disse...

Fabio, entre no site farmadelivery. O remedio nao pode ser vendido pela internet, mas no site vc encontra o tel do televendas

Unknown disse...

Oi Fábio aqui em Joinville SC, encontramos na drogaria catarinense no valor de R$150,00

Unknown disse...

Oi Fábio aqui em Joinville SC, encontramos na drogaria catarinense no valor de R$150,00

Alexandre Pollara disse...

Olá caríssimos,
meu pai já está há três meses tomando o Azilect e notamos uma boa melhora na mobilidade. Ela é parkisoniano há mais de 10 anos e faz uso do Prolopa (Levodapa). Seu médico está reduzindo o medicamento, pois com o tempo ele provoca a discinesia. Com o Azilect, houve um grande ganho na mobilidade fazendo ele sair da cama sozinho e também se vestir.
Enfim, boa sorte a todos,
Alexandre Pollara

Vera disse...

Que bom! Continua dando notícias, Alexandre

Clarissa disse...

Eu fiquei assustada com os efeitos colaterais. Alguém pode falar sobre isso? AVC, enfarto, angina?

Clarissa disse...

Parabéns. E os efeitos colaterais? Tudo tranquilo?

Clarissa disse...

Parabéns. E os efeitos colaterais? Tudo tranquilo?

Clarissa disse...

Eu fiquei assustada com os efeitos colaterais. Alguém pode falar sobre isso? AVC, enfarto, angina?

Unknown disse...

Boa noite!
Realmente fiquei assustada lendo a bula da medicação com os efeitos colaterais.O meu esposo iniciou o tratamento com Azilect a 10 dias,e confesso que fiquei muito preocupada na primeira dose que ele tomou e as reações foram,os olhos vermelho,dores no corpo e o nariz entupido,mais ficamos em alerta e aos pouco foi melhorando e estabilizando os sintomas. Ainda esta cedo para dizer se houve melhora.Vamos aguardar mais um pouco.
Um abraço!
Conceição Seguins

Unknown disse...

Como faço para ter o endereço da drogaria Catarinense

Unknown disse...

Como faço para ter o endereço da drogaria Catarinense