Visualizações de página do mês passado

sábado, 9 de maio de 2009

Um imã de células-tronco


A senhora ouviu falar sobre um artigo científico que se
refere a uma substância P. Essa substância seria uma
espécie de "imã" para células-tronco? Poderia me explica
melhor como isso funciona?
(Natalia)

Esse artigo científico foi publicado em abril por um grupo de cientistas coreanos, na revista Nature Medicine. Parece bem interessante. Vou comentá-lo abaixo.

SP: um importante fator de atração

Se você pensa que estou falando de São Paulo, errou.... SP é a sigla para substancia P (substance P) uma proteína (um neuropeptídeo) que está presente em camundongos, coelhos e seres humanos. O que a torna tão interessante? Um trabalho recente de cientistas coreanos mostrou que a SP tem um papel muito importante na atração de células-tronco para o sítio de injúria, ou seja, o tecido que precisa ser reparado. Aparentemente ela funcionaria como um imã - como você escreve, Natália.

Fonte : Veja.com - Genética - Mayana Zatz

Vacinação de idosos é prorrogada até dia 29 no País

Agência Estado

Por Ana Luísa Westphalen

São Paulo - O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação até o dia 29 de maio da campanha nacional de vacinação de idosos, que terminaria hoje, já que não foi atingida a meta nacional. Até agora foi vacinada 57,61% da população idosa. O objetivo é imunizar 80% dos brasileiros com 60 anos ou mais, o que representa 15,5 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A campanha foi lançada no dia 25 de abril.

Fonte : Veja. Com - Noticias

Nenhum comentário: