Visualizações de página do mês passado

domingo, 10 de janeiro de 2010

Nutrição e Radicais Livres

O sangue é produto da digestão, e a digestão é o processamento do que comemos e de como comemos. No processo de biotransformação do alimento em nutrientes e dos nutrientes em energia ocorre produção de radicais livres (RLs).

Os RLs são normais e necessários mas quando produzidos ou ingeridos em excesso, ou gerados a partir da poluição do ar e da água, metais tóxicos, química alimentar, ácidos graxos, bebidas alcoólicas, fumo, drogas, medicamentos e radiação, o organismo se depara com um nível muito elevado de RLs para o qual não está preparado.

O sistema celular está carregado com antioxidantes endógenos apenas para os níveis normais de RLs, mas a vida moderna oferece uma sobretaxa desconhecida à estrutura genética.

O excesso de RLs provoca a formação de ácidos que se precipitam obstruindo os canais iônicos das células, prejudicando a boa circulação biodinâmica do organismo (função dos hormônios, neurotransmissores, nutrientes, medicamentos, estímulos elétricos).


Esse processo anormal provoca estresse oxidativo no organismo, isto é, envelhecimento antecipado e sobrecarga metabólica, que prejudica muito as funções de todos os órgãos além de comprometer o sistema enzimático, o qual faz o organismo funcionar.

A elevação dos radicais livres tem como resultado diversos quadros clínicos como artrite, artrose, osteoporose, arteriosclerose, Mal de Parkinson ou de Alzheimer, enxaqueca, falta de energia, irritabilidade, insônia, câncer dentre outros.


Já que essas micromoléculas em excesso, os radicais livres, provocam tantos problemas, a prevenção e o tratamento adequados com métodos bioenergéticos e alimentares têm o poder de prevenir e beneficiar a saúde.

Fonte: bemcomVOCÊ

Nenhum comentário: