Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Células-tronco e regeneração óssea

Recebo sempre e-mails de pessoas querendo saber se é possível regenerar osso com células-tronco. Existem muitos bebês que nascem com alterações craniofaciais que requerem uma regeneração óssea eficiente. Mas o número de pessoas que poderão se beneficiar no futuro com essa tecnologia é gigantesco. Se há um tecido que merece ser pesquisado é o osso. De fato, existem inúmeros grupos de pesquisadores trabalhando com esse propósito. Se você procurar no pubmed, o site que lista todas as publicações internacionais sobre esse assunto, verá que há 3.430 trabalhos. Vou falar então das pesquisas que estamos realizando no Centro do Genoma Humano. Para isso, vou entrevistar a Dra. Maria Rita Passos-Bueno e a Dra. Daniela Bueno, que lideram essas pesquisas.

Dra. Rita, vocês estão comparando o potencial de diferentes CT para regenerar osso. Quais são as fontes que vocês já pesquisaram?
R: Estamos trabalhando com células-tronco humanas provenientes de vários tecidos como: polpa de dente de leite, tecido adiposo (descartado em cirurgia principalmente de lipoaspiração), tecido muscular de lábio descartado em cirurgias corretivas de lábio em pacientes fissurados (lábio leporino), entre outros.

Estas fontes celulares são comumente utilizadas?
R: As células-tronco de polpa de dente e de tecido adiposo têm sido objeto de muitas pesquisas e já foram caracterizadas por vários grupos, incluindo o nosso grupo do Centro de Estudos do Genoma Humano-IB USP. Contudo, a Dra. Daniela Bueno, em sua tese de doutorado, descreveu pela primeira vez as células-tronco provenientes de músculo de lábio (músculo orbicularis oris) de pacientes fissurados. (...) segue

Fonte : veja.com- Mayana Zatz

Nenhum comentário: