Visualizações de página do mês passado

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Entenda o problema de Hebe

A apresentadora de TV Hebe Camargo já se submete a sessões de quimioterapia para liquidar um tumor primário no peritônio. SAÚDE! explica para que serve essa membrana e como ela pode se tornar alvo de células cancerosas. Veja abaixo:










Por Diogo Sponchiato

O que é o peritônio

Trata-se de uma membrana que reveste o interior da cavidade abdominal. Assim, recobre e protege uma porção de órgãos, como o estômago, os intestinos e os ovários. Toda essa camada é permeada por gânglios, unidades do sistema linfático que servem de quartel às células de defesa.

A doença de Hebe


É um câncer primário no peritônio. Mais especificamente, um carcinoma. É considerado raro, acometendo algo em torno de 4 ou 5 pessoas numa população de 100 mil. Seus fatores de risco ainda não são muito bem conhecidos e o preocupante é que se trata de um problema sem sintomas específicos. Quando a doença progride e favorece o aparecimento de nódulos, pode causar dor abdominal e acúmulo de líquido. Como em qualquer tumor, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais positiva é a resposta ao tratamento. No caso da apresentadora, nódulos foram descobertos e extraídos por meio de uma videolaparoscopia, método minimamente invasivo que se vale de uma câmera para visualizar o interior do abdômen. O tratamento é baseado na quimioterapia, que ataca e minimiza o tumor. Em alguns casos, após reavaliação médica, se opta por procedimentos cirúrgicos que visam exterminar os resquícios da doença.
(...) segue

Fonte : saúdeÉVITAL

Nenhum comentário: