Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 31 de março de 2010

Chocolate pode evitar ataques cardíacos e derrames

Um estudo alemão sugere que uma barra de chocolate ao dia pode reduzir os riscos de doenças cardíacas e derrames em até 39%. De acordo com os cientistas, o cacau contém antioxidantes que aumentam o nível de óxido nítrico no sangue e melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos.

O estudo, que levou oito anos para ser concluído, foi realizado com cerca de 30.000 pessoas entre 35 e 65 anos e confirmou os resultados de pesquisas menores e anteriores a esta. Segundo os responsáveis, o chocolate amargo é mais eficiente no combate a derrames e doenças cardíacas do que a variação ao leite ou branco porque possui níveis mais altos de antioxidantes e cacau.

Apesar dos resultados animadores, Brian Buijsse, do German Institute of Human Nutrition, alerta que o chocolate deve ser consumido com moderação, já que 100 gramas do produto possuem em média 500 calorias. Se consumida em excesso, a guloseima pode causar aumento de peso e da pressão arterial.

"Dado os efeitos promissores do cacau, é tentador consumir mais chocolate. Porém, é preciso assegurar que esse consumo faz parte de uma dieta saudável e balanceada", afirmou Buijsse. "Pequenas quantidades de chocolate podem prevenir doenças do coração, mas apenas se estiver substituindo alimentos calóricos para que o peso seja mantido estável", concluiu o pesquisador.

Fonte : veja.com - saúde noticia

Nenhum comentário: