Visualizações de página do mês passado

domingo, 28 de março de 2010

É dor de cabeça ou coisa pior?

Lá vem de novo a dor - aquele latejamento que você já conhece tão bem martelando em suas têmporas ou na base do crânio. Mais que depressa você engole um analgésico, que comprou sem receita médica, pensa positivamente e continua suas tarefas diárias. Afinal de contas é apenas uma dor de cabeça, não é mesmo?

Não necessariamente. Pode ser uma enxaqueca, uma condição potencialmente grave que acomete mais de 20 milhões de brasileiros. Mas eu não tenho enxaqueca, você pensa. Não esteja tão certo disso. Mais de 50% das pessoas que sofrem com o problema nunca receberam esse diagnóstico. "Existe mesmo uma certa confusão", explica o Dr. Jano de Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Cefaléia (SBCe). "Muitos pensam que a dor de cabeça que sentem é causada por tensão muscular ou por sinusite, mas cerca de 60% a 70% das pessoas que procuram o médico com dor de cabeça sofrem de enxaqueca."

O ABC da dor

Quase todo mundo sente dor de cabeça; às vezes desde a infância. Um estudo do Ambulatório de Cefaléia do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco, coordenado pelo Prof. Wilson Farias e publicado na revista Migrâneas e Cefaléias da SBCe, constatou que 93,6% dos homens e 97,3% das mulheres já sentiram dor de cabeça pelo menos uma vez. "Os dados se aplicam a todo o país", afirma o Dr. Silva Néto, diretor da Neurocentro, clínica de tratamento da dor de cabeça, em Teresina (PI), e professor de neurologia na Universidade Estadual do Piauí. Essa dor é um dos dez principais motivos de homens e mulheres procurarem o médico. Qualquer coisa - do que você come a uma simples mudança na rotina (ver quadro na página 88) - pode desencadear um episódio de dor de cabeça.(...) segue

Fonte : Revista Seleções

Nenhum comentário: