Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 2 de março de 2010

Um novo olhar para a ciência

O Transhumanismo estuda a melhor forma de explorar as potencialidades da Ciência e da Tecnologia para superar as limitações humanas e melhorar a qualidade de vida

JOÃO LOURENÇO DE ARAÚJO FABIANO

SHUTTERSTOCK

No mito de Ícaro, da Mitologia grega, Dédalo confecciona dois pares de asas - um para si e outro para Ícaro, seu filho - feitas de penas e cera para que possam fugir do labirinto onde foram aprisionados.

Ícaro fora advertido por seu pai para não voar tão rente ao sol, pois o calor derreteria a cera, nem tão rente ao mar, pois a umidade deixaria as asas mais pesadas levando-o a cair no mar.

O filho, no entanto, possivelmente inebriado pelas novas potencialidades fornecidas pelo seu novo aparato se aproximou demais do sol ocasionando o derretimento da cera e sua queda no mar.

Analogamente, este mito tem muito a nos dizer a respeito dos novos paradigmas advindosz da relação do homem no mundo com o advento da tecnologia, que evolui de forma cada vez mais rápida. Será que o homem está acompanhando este processo?

Em 1924, o filosofo inglês Bertrand Russell publicou o ensaio Ícaro, ou o futuro da ciência 1 em que analisava as consequências da Ciência de seu tempo realizando projeções para o futuro.

Nele se lê "Ícaro, que aprendeu a voar com seu pai Dédalo, foi destruído pela sua imprudência"2. Com o aumento crescente de suas potencialidades técnicas, o homem se vê, mais do que nunca, tendo de se confrontar com extensos dilemas morais sobre a aplicação dessas potencialidades.

As consequências desta aplicação podem ser desde a extinção da humanidade - cenário provável caso não seja feito um uso cuidadoso de novas tecnologias e dos recursos naturais - até um estado de existência extremamente mais feliz, humano e intenso que o atual.

Contudo, o impacto da concepção científica de mundo sobre o homem tem se mostrado inelutável e, relativamente ao futuro, as mudanças até o presente momento têm sido pequenas. (...) segue

Fonte : Portal Ciência&vida

Nenhum comentário: