Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 9 de março de 2010

Um projeto furado, um RNA anormal e um verme exótico (ou o tortuoso caminho da descoberta científica)

Postado por Alysson Muotri em 08 de março de 2010 às 14:27

muotri_595_424

Quando lemos notícias sobre grandes descobertas científicas no jornal ou em revistas, nossa tendência é achar que os resultados da pesquisa são lineares, que um resultado levou ao outro e que, com paciência e empenho, as descobertas vão acontecendo naturalmente.

Pensamos assim porque os resultados que são publicados em revistas científicas são sempre os resultados dos experimentos que deram certo e estão explicados de uma forma lógica, objetiva e linear. Essa prática auxilia o leitor na melhor compreensão dos resultados que levaram à conclusão do trabalho. Pense bem, se cada cientista explicasse todos os experimentos errados que fez antes de acertar a concentração de cada solução usada, por exemplo, a publicação seria praticamente um livro. Atualmente, a maioria das revistas científicas na área de biológicas não aceita mais de 6 a 8 páginas e no máximo 8 figuras publicadas no trabalho principal.

Na realidade, não é exatamente assim que as descobertas cientificas ocorrem. Não existe uma fórmula de sucesso ou ordem obrigatória pela qual os experimentos são realizados. O número de vezes que um experimento dá errado é inúmeras vezes mais alto do que o número de vezes que funciona. Provavelmente, na razão de 1 acerto para cada 10 tentativas. Assim, quando lemos um artigo, temos de multiplicar por 10 ou mais para ter uma ideia real do trabalho por trás dos resultados. Entender processos biológicos requer bastante trabalho, observação, perseverança e muita resistência à frustração. (...) segue

Fonte : G1 -Espiral Alysson Muotri

Nenhum comentário: