Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dose de células-tronco ajudará cérebro a ficar novinho em folha

Técnica pode seria ser usada para reparar danos causados por ferimentos ou doenças

Do R7
Getty Images

Descoberta ajudará a entender por que certos tipos de aprendizado ocorrem com facilidade em crianças, mas não em adultos

Cientistas da Universidade da Califórnia conseguiram estimular um novo período de “plasticidade”, também chamada de capacidade para a mudança, no circuito neural do córtex visual de ratos jovens.

A descoberta poderá ser usada para criar novos períodos de plasticidade no cérebro humano, o que permitiria reparar os danos causados por ferimentos ou doenças.

Os pesquisadores transplantaram um tipo específico de neurônio não desenvolvido do embrião de um rato no córtex visual de um rato jovem.

A técnica poderia ser usada para tratar circuitos neurais rompidos no desenvolvimento fetal ou pós-natal, por ataques cardíacos, por doenças psiquiátricas e até pelo envelhecimento.

Como todas as regiões do cérebro, o córtex visual passa por um período altamente “plástico” durante o começo da vida. As células respondem fortemente a sinais visuais, que são estabelecidos de uma forma rápida de entre elas num processo chamado de transmissão sináptica.(...) segue

Fonte : R7 noticias tecnologia e ciência

Nenhum comentário: