Visualizações de página do mês passado

sábado, 10 de abril de 2010

: Envelhecimento e Depressão

Muitos de nós nos sentimos desagradados pela simples constatação de estarmos envelhecendo. Não é raro se perceber que muitos chegam a sentir pavor por isto ao ponto de reprimirem ate a idéia de comemorar aniversarios a cada ano e precisam mentir sobre suas idades.Chegam a gastar quase tudo que possuem em cirurgias plásticas para parecerem mais jovens e submetem-se a inúmeros tipos de tratamentos que prometem a juventude eterna. Freqüentemente, apenas a idéia de envelhecer é suficiente para causar profunda depressão.

De acordo com um recente estudo realizado na Inglaterra, o medo de envelhecer começa por volta dos 25 anos de idade e se intensifica entre os 35 e 50 anos. O que as pessoas pesquisadas mais ressaltaram quanto ao medo do envelhecimento se resumiu em:
-insegurança financeira;
-deterioração psíquica;
-perda de atividade;
-incapacidade de lidar com situações novas.

É interessante observar que os medos relacionados à idade avançada são maiores quando ainda não a atingimos, o que ressalta a insegurança como o maior dos problemas.

Como conclusão, a pesquisa inglesa constatou que a pior parte de envelhecer é se ficar pensando fixamente nisso pois faz com que se fique esperando tempos sempre piores.

Quando as pessoas atingem as idades mais avançadas e se propõem a desenvolver mais e mais suas capacidades, mais conforto sentem com o próprio envelhecimento e a sensação de serem produtivas faz com que superem as dificuldades inerentes à idade, adaptando-se com mais facilidade e percebendo que podem ate se sentirem felizes.

O caminho natural da vida nos leva a envelhecer mas a maneira de fazê-lo depende unicamente de cada um.

“Idoso é aquele que tem planos enquanto velho é o que somente tem saudades”.

Fonte : site Dr.Sérgio Vaismann

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Badu,
Esta semana postei artigos sobre saúde da boca, pq estou tendo problemas dentários. De acordo com minha eperiência, tento repassar informações a outros portadores de DP, ou pessoas com dificuldades motoras. Pegando o gancho desta matéria, na próxima semana vou falar um pouco mais sobre depressão, tratamento, apoio familiar. Estou fazendo planos de abordar um tema por semana, ou quinzena, dependendo do material que eu consiga para pesquisa. Apesar de eu estar num compasso mais lento, a conselho médico, não deseja me ausentar novamente dos blogs. Abraços. *TT

Baldoino disse...

Cara amiga Tetê, suas matérias são sempre esperadas e de interesse geral, aproveitei muitos os conselhos sobre saúde bucal. Agradeçemos em nome de todos os amigos do blog você estar conosco.
O nosso muito obrigado.