Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 12 de abril de 2010

EVENTO: Unesp discute qualidade de vida para portadores

Melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença de Parkinson será um dos temas discutidos no I Encontro Proparki (Programa de Atividades Físicas para Pessoas com Doenças de Parkinson) que acontece nesta terça-feira, no campus Bela Vista da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O evento é referente ao Dia Mundial da Doença de Parkinson, celebrado no dia 11 de abril.

O encontro será realizado das 18h30 às 23h30, no Anfiteatro do IB (Instituto de Biociências), em parceria com o Laboratório de Estudos da Postura e Locomoção (Leplo), também da Unesp de Rio Claro.

O público-alvo do evento são os profissionais da saúde, pacientes, cuidadores, familiares e estudantes. Porém, segundo a estudante de Pós-Graduação em Educação Física, Rosângela Alice Batistela, o encontro é aberto ao público e qualquer pessoa poderá participar.

A solenidade de abertura será realizada às 18h30 com a participação do Coral Unicanto da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Às 18h45, haverá mostra dos resultados das avaliações. Às 19 horas, os participantes vão assistir à uma palestra ministrada pelo presidente da Associação Brasil Parkinson, Samuel Grossman.

Segundo Rosângela, Grossman deverá abordar em sua explanação o projeto desenvolvido pela associação e os cuidados que devem ser adotados pelos cuidadores para lidar com os pacientes. Tudo será explicado de forma bem simples para facilitar a compreensão. Em seguida, às 20 horas, será realizada a segunda parte da mostra de resultados. O encerramento do encontro está previsto para às 20h15.

Rosângela explica que esse será o terceiro ano de realização do evento, porém o primeiro com o nome Proparki. A idéia de alterar o nome, segundo ela, foi retirar o foco da comemoração porque não se deve celebrar as doenças.

Ela explica que o Proparki é um projeto de extensão que atende 50 idosos com a doença de Parkinson, além de seus cuidadores. Esses pacientes realizam atividades físicas e os cuidadores recebem orientações sobre como cuidar dessas pessoas. O projeto é coordenado pelos professores Lilian Gobbi, Sebastião Gobbi e Florindo Stella, com a participação dos alunos.

A participação no Proparki é gratuita e os participantes vão receber certificado. A Unesp fica na Avenida 24-A, número 1515, bairro Bela Vista. Mais informações pelo site www.rc.unesp.br .

Fonte : JC Publicidade

Nenhum comentário: