Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Remédio patenteado equivale a 1% do consumo e 10% dos gastos

Estudo da Anvisa compara gastos com remédios genéricos

Agência Estado

Os medicamentos sob patente representam menos de 1% do consumo e mais de 10% dos gastos do brasileiro com remédios. Já os genéricos totalizam cerca de 13% do consumo e menos de 8% dos gastos. As conclusões fazem parte do estudo Medicamentos com Patentes de Moléculas no Brasil, publicado nesta quarta-feira (31) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O estudo revela que a participação dos produtos patenteados no total dos gastos do brasileiro com medicamentos é 40% superior à participação dos gastos com medicamentos genéricos, explicou o chefe do núcleo de regulação econômica da Anvisa, Pedro Bernardo.

- Podemos concluir que a política nacional de incentivo aos medicamentos genéricos tem contribuído para a existência de medicamentos com preços mais acessíveis para a população,

Outro ponto abordado pelo estudo foi a comparação dos preços dos medicamentos com patente no Brasil com os de oito países: Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália e Portugal. Os dados apontaram que, desde 2004, o número de medicamentos com menor preço subiu de 12,7% para 51,5%.

De acordo com o chefe do núcleo de regulação econômica da Anvisa, essa queda no preço dos medicamentos em relação ao mercado internacional pode ser atribuída à regulação do preço dos medicamentos no Brasil.

- A publicação da resolução que define os preços de produtos novos e novas apresentações contribuiu para a queda dos preços dos medicamentos patenteados no Brasil.(...) segue

Fonte : R7 noticias saúde

Nenhum comentário: