Se você quer clarear a mente após fazer uma escolha difícil, lave as mãos, mandam os cientistas.
Fora a higiene em si, o simples ato de lavar as mãos parece “limpar” as decisões que deixam a pessoa em conflito, disse Spike W.S. Lee, doutorando em psicologia e coautor do estudo, feito na Universidade de Michigan.
Depois de tomar decisões complicadas, as pessoas tendem a justificá-las para se sentir melhor, Lee explicou. “Você quer sentir que fez a escolha certa, então você se justifica pensando nos aspectos positivos da decisão,” diz. O processo é chamado de dissonância pós-decisional. Mas quando as pessoas lavam as mãos após fazer suas escolhas, não houve a necessidade inconsciente de racionalizá-las. “A experiência física influencia de fato a experiência mental”.
Virando a página
Para comprovar a hipótese, Lee e o coautor Norbert Schwarz pediu que estudantes da universidade participassem do que, em tese, seria uma pesquisa de mercado.
Um grupo de 40 alunos teve que classificar dez CDs em ordem de preferência. Depois, foi oferecido a eles um presente: eles poderiam levar consigo o quinto ou o sexto disco, na ordem de sua preferência.
Depois de fazerem sua escolha, alguns alunos optaram por avaliar um sabonete líquido, ao usá-lo para lavar as mãos, enquanto outros apenas olharam para o frasco.
O ato de lavar as mãos "limpa" a mente das consequências
de decisões difíceis
Os alunos que não lavaram as mãos posteriormente avaliaram melhor o CD escolhido do que anteriormente – um exemplo clássico de dissonância pós-decisional. Mas os alunos que lavaram as mãos continuaram classificando os CDs da mesma maneira que antes. (...) segue
Fonte : Ultimo Segundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário