Um mecanismo com base em análise de voz e da articulação da fala está sendo desenvolvido para o diagnóstico da doença de Parkinson, condição degenerativa marcada por rigidez muscular, tremores e perda de equilíbrio.
A técnica não invasiva, precisa e barata, que requer apenas que o paciente leia sentenças simples, teve bons resultados em testes clínicos, realizado por pesquisadores da Universidade de Haifa, em Israel, com o sistema diferenciando claramente um grupo de pessoas com a doença.
A nova técnica poderia ajudar em diagnósticos precoces, ao identificar mudanças nos músculos que controlam a voz e a fala que antecedem os sintomas.
Atualmente, o diagnóstico da doença é baseado em seus sintomas, fazendo com que, muitas vezes, ela seja descoberta já em estágios avançados, quando a maioria dos neurônios já está danificada em áreas do cérebro associadas à coordenação motora.
Fonte: Jornal Correio do Brasil
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário